segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Rio Teles Pires



Preservar o Meio Ambiente é preservar a vida!

Vivemos numa sociedade altamente consumista. Dados do IBGE mostram que o Brasil cresce economicamente e industrialmente, mas deixa a desejar em relação à preservação e conservação dos elementos naturais, como terra, água doce e biodiversidade. Fatores como desmatamento, urbanização desenfreada e poluição da natureza.  Preservar o Meio Ambiente e dever de todos.
No Canto do Guerreiros, se tem essa preocupação como pode verificar em fotos, lixos são retirados do rio trazido direto para o lixão de Alta Floresta, importante que se leve somente o essencial e necessário, lembrando que a beleza do lugar e toda sua essencial natural.
A natureza e muito generosa nos fornece sobras, pássaros, frescor, muitas das vezes recebemos visitas de bicho preguiça em fim uma riqueza que o Rio Teles Pires nos oferece, sem falar no peixe fresco e delicioso que compõe nosso cardápio.   
Sabido dizer que quem usa cuida!








terça-feira, 6 de dezembro de 2016



Magia do Natal.
( imagem da internet)
 O que dizer sobre o natal, particularmente gosto do mês de novembro e dezembro, por conta do clima que paira, se observar, verá que o mês de novembro a um preparativo natalino, neste mês começamos a planejar enfeites, mudanças na casa, gostamos de comparar moveis, tolhas, viagens, enfim objetos que darão um visual festivo, aqueles enfeites, bisca bisca todo o colorido.
Daí faço uma reflexão, o momento de crise nos País, salário atrasados, cesta básica um absurdo, combustível com preços fora tabela (principalmente quem mora no Norte de mato Grosso com preço atual R$4.21, o litro) tudo perdendo o controle. Lamentavelmente uma bagunça no Congresso Nacional, as vezes acredito que não sobrará nenhum do legislativo para contar a história, não sou especialista em política, mas como milhares de brasileiros acreditava que com a saída da Dilma, as coisas iriam melhor, ingenuidade minha achar que a classe trabalhadora teria dias melhores, poderia se ter um Natal cheio de tranquilidade,somente um milagre.
Gratificante quando participamos de entidades, que fazem coleta de alimentos para distribuir as famílias carentes, já que não podemos contar com nosso País, que tem descaso  com a saúde e educação, empregos, então cotamos com entidades que fazem a diferença na vida de algumas famílias.
A triste realidade demonstra que o povo brasileiro e lutador, cheio de garra, não desiste facilmente mas não está fácil, digo isso por mim.  
Que Deus faça um milagre nas nossas vidas, nos de força que tenhamos muita fé.
Que a Magia do Natal, não seja confundida com o consumismo, mas sim com amor, tolerância, amar realmente seu próximo, fazer ações de bondades sempre que puder. (Texto redigido por Rose Calazans-06/12/2016)   


terça-feira, 29 de novembro de 2016

Aprendendo sobre Peixes.


Peixes Cartilaginosos

O que são

Conhecidos cientificamente como condrictes (classe Chondrichthyes), são peixes que possuem esqueleto composto por cartilagem.

Principais características dos peixes cartilaginosos
- Esqueleto formado exclusivamente por cartilagem.
- A fecundação é interna sem presença de larvas.
- Presença de claspers (órgãos copuladores). Os claspers são nadadeiras pélvicas.
- Os peixes cartilaginosos não possuem bexiga natatória.
- A ureia é a principal excreta nitrogenada expelida por estes peixes.
- Grande parte destes peixes possuem habitat marinho (vivem em mares e oceanos).
- Nadam com auxílio de barbatanas.
- Presença de cloaca.
- Presença de escamas placóides de origem dermoepidérmica.
  Possuem brânquias descobertas (sem opérculos), portanto sem proteção.
- Presença de boca ventral.
- Possuem dois pares de nadadeiras laterais.
- Possuem olfato muito apurado, sendo capazes de detectar sangue à grande distância.

Exemplos de peixes cartilaginosos:

- Arraia
- Tubarão
- Torpedo
- Peixe-serra
- Quimeras

 ( imagens da internet)


                                                                            Arraia.

                                                                         Tubarão

                                Torpedo ( Não conhecia)
Pesquisa feita pela internet 29/11/2016 as 19h09.
Fonte  Wikipédia
Torpedo sinuspersici é uma espécie de peixe da família Torpedinidae.
Os seus habitats naturais são: mar aberto e recifes de coral.
Está ameaçada por perda de habitat.
O peixe torpedo existe hoje em diversos países do mundo inteiro. Porém essa espécie está sendo ameaçada em extinção. Vários historiadores vem pesquisando sua origem e sua utilidade na medicina.
Esse peixe tem substâncias em seu corpo que permite produzir eletricidade na água, paralisando seus predadores e suas presas.
Os gregos e egípcios comprovaram: Quando há uma dor em um corpo humano, como por exemplo em um pulso, quando a eletricidade lançada pelo peixe alivia a dor e impede que a dor chega ao cérebro.

                                                                              Peixe-serra
 
                                                                          Quimeras

    Pesquisa -  Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Disambig grey.svg Nota: Se procura a criatura mitológica, veja Quimera (mitologia).
                                                                                                                                                      
Quimeras são peixes cartilaginosos da ordem Chimaeriformes, única ordem da subclasse Holocephali (do grego holo, todo + cephalo, cabeça). São relacionados com os tubarões e as raias. Existem cerca de 30 espécies viventes, todas marinhas, sendo que a maioria vive nas profundezas, onde são raramente observadas.
Medem menos de um metro de comprimento e são encontradas nos mares do hemisfério norte a grandes profundidades, chegando a 900 metros. Possuem enormes olhos que as auxiliam na busca pelo alimento, uma vez que a tal profundidade a luz é praticamente inexistente. Possuem fecundação interna como todos os cartilaginosos. Alimentam-se de camarões, moluscos, gastrópodes e ouriços do mar. Possuem glândulas de veneno associada ao espinho dorsal.
Foi encontrada na costa brasileira uma espécie de quimera com um gancho e vários sensores para auxiliar na percepção da presença de outros seres. É a menor quimera registrada - com cerca de 40 centímetros - possui seis placas dentárias semelhantes às do coelho, nadadeiras cartilaginosas e fibrosas. Foi encontrada a cerca de 400 e 750 metros de profundidade. O estudo da espécie foi iniciado em 2002 por Jules Sato, que publicou o artigo em uma revista internacional chamada Zootaxa. A espécie foi nomeada Hydrolagus matallanasi.