sábado, 30 de julho de 2011

Alimentação Saudável

Relatório sobre o Projeto Páscoa
Data : 18/04/2011
Pesquisa sobre Os Símbolos da Páscoa
Resumo da Pesquisa Realizada pelos alunos do dia :15/04/2011 e 18/04/2011





Na Páscoa, é comum a prática de pintar-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia. O Ovo de Páscoa A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. O Coelhinho da Páscoa
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.A Cruz da Ressurreição Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. O Cordeiro Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho. O Pão e o Vinho Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

Realizamos a Receita de Bombom de Leite Ninho
• 1 lata de leite ninho instantâneo (somente o instantâneo, não pode ser o integral)
• 1 lata de açúcar (a mesma medida do leite ninho)
• 8 colheres de Nescau
• 2 colheres de manteiga
• 1 copo de leite
Em nossa receita diminuímos o açúcar usamos apenas 1 xícara.



PROJETO AFRO-BRASILEIRO-"NOSSAS RAÍZES
ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO
NOSSAS RAÍZES
Alta Floresta -MT
Abril de 2011
JUSTIFICATIVA
Em decorrência da falta de conhecimento e desvalorização da raça negra que foi responsável pela etnia brasileira, o ministério da Educação e Governo Federal, vem instituindo e implementando um conjunto de medidas e ações com o objetivo de corrigir injustiças, eliminar discriminações e promover a inclusão social e a cidadania para todos no sistema educacional brasileiro. Uma vez que no Brasil mais de 50% da população é afro-descendente, negligenciar suas contribuições culturais é ignorar a identidade brasileira, estas contribuições estão presentes na culinária, na música, nas festas, na religiosidade, nos aspectos físicos e no vocabulário. As escolas vêm assumindo o compromisso de desenvolver projetos que estimulem a formação de valores, hábitos e comportamentos éticos que respeitem as diferenças e as características próprias de grupos e minorias. È neste contexto os alunos do 4º ano A e B e 5º Ano A da Escola Estadual 19 de Maio se insere com o projeto Nossas Raízes, buscando valorizar estas contribuições, através de ações que promovam mudanças conceituais no discursos ideológicos, posturas e aceitação das diferenças, possibilitando assim a igualdade e a convivência harmônica entre os povos.

OBJETIVO GERAL
• Reconhecer e valorizar as contribuições do negro na formação étnica, cultural e econômica do povo brasileiro.
OBJETIVO ESPECIFICO
• Valorizar a historia do povo africano e a cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira;
• Identificar a participação e contribuição de negro e descendentes nas diferentes área do conhecimento ao longo da história;
• Promover a mudança de posturas ideológicos e conceituais na comunidade escolar.
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo de forma continua sob a coordenação das professoras Rose ,Abadia e Soninha ,titulares da turma que estão participando do deste projeto /público alvo serão todos os alunos já citados.Com apoio da Coordenadora Janaina e a Professora Anabete e a Gestora Solange .daremos inicio da seguinte maneira:
• Elaborara o projeto Nossas Raízes, envolvendo todo alunos da turma do 4º ano e 5º ano e as docentes ;
• Apresentar para a coordenadora e gestora da escolar e coletar as idéias e expectativas da equipe e os alunos em relação ao projeto;
• Realizar seminários e estudos abordando a história do negro na sociedade antiga e contemporânea;
• Montar grupos de danças e ritmos africanos por serie e por turno;
• Realizar oficinas de pinturas abordando passagem da história;
• realizar estudos e oficinas de culinária, focando as contribuições nutricionais;
• exibir filmes e documentários sobre a historia africana e cultura afro-brasileira;
• montar gráficos informativos sobre os negros no Brasil e no Mundo;
• Elaborar gráficos destacando o negro e sua formação cientifica no mercado de trabalho;
• Realizar concursos de redação, poesias e paródias, focando as contribuições da cultura africana;
• Montar painel fotográfico com negros de destaque nas diversas áreas do conhecimento;
• Elaborar e apresentar peças teatrais focando vestuário, vocabulário e costumes africanos;

CRONOGRAMA
Nº AÇÃO MESES ÁREA DE CONHECIMENTO RESPONSÁVEL
1 Elaboração do projeto Nossas Raízes Janeiro e fevereiro. Todas as áreas Educadoras / Coordenação
2 Colher sugestões dos alunos para a implantação das etapas e ações do projeto. Fevereiro e Março. Linguagens e Códigos, Ciências Natureza e Ciências Humanas. Professores.
3 Realizar seminários e estudos. Abril a outubro. Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Gestora /Coordenadora
4 Montar grupos de danças e apresentar danças e ritmos africanos. Abril a Novembro. Linguagens Códigos. Professoras
5 Oficinas: pintura e culinária. Maio a Novembro Ciências Humanas e Linguagens Códigos. Vitoria /Anabete/Rose/Abadia e Soninha
6 Exibição de filmes e documentários Junho, Setembro e Novembro. Ciências Humanas. professores
7 Montar gráficos informativos sobre os negros no Brasil e no Mundo Junho Ciências Humanas Professores
8 Elaborar gráficos destacando o negro e sua formação cientifica no mercado de trabalho. Abril a setembro. Ciências da Natureza Professores
9 Realizar concurso de redação e poesias e paródias focando as contribuições da cultura africana. Setembro Linguagens e Códigos. Professoras
10 Painel fotográfico destacando o negro nas diversas áreas do conhecimento. Setembro a novembro. Ciências Humanas Professoras.
11 Elaborar e apresentar peças teatrais focando vestuário e vocabulário africano. Agosto, Setembro e Novembro. Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Professoras

AVALIAÇÃO
O Projeto será avaliado ao longo do seu desenvolvimento, observando-se a participação e envolvimento de todo o coletivo. Em relação aos alunos a avaliação acontecerá de maneira processual, usando a metodologia de registros, observação durante as aulas e analise das produções artísticos culturais, ressaltando o aprendizado. Espera-se ao final do projeto mudanças nas posturas ligadas as questões etnico-racias.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICAS
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Realações Etnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. MEC, Brasilia - 2005.





PROJETO REUTILIZAR SOBRAS DE SABONETES
ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO
3Rs REDUZIR , REUTILIZAR E RECICLAR
Alta Floresta -MT
Maio de 2011

Professoras: Rose Calazans e Sonia Barbiero

Consumidor Sustentável
Reciclagem de sabonetes

Alta Floresta /2011

PROJETO REUTILIZAR SOBRAS DE SABONETES
ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO
3Rs REDUZIR , REUTILIZAR E RECICLAR
Consumidor Sustentável
Alta Floresta -MT


JUSTIFICATIVA
Como estamos vivenciando momentos de reciclar ,reaproveitar e reutilizar -3Rs ,nosso trabalho neste projeto e reaproveitar as sobras de sabonetes em barra que representa uma alternativa ecológica para quem deseja economizar , mas se levarmos em conta que às vezes acabamos jogando-os fora os pedaços pequenos .Com estes trabalho iremos fazer lembranças para o dia das mães.O projeto tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de reaproveitar as sobras de sabonetes, além de dar novo uso a um material considerado problemático nos dias de hoje. Envolver os alunos num projeto que busca não só a conscientização da importância da preservação do planeta, mas da ação de cada um através do não-desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima e da reciclagem do lixo. Em poucas palavras, Educação Ambiental é uma forma de educar para desenvolver a consciência ambiental. É uma maneira de relacionar atitudes e aprendizado ao meio ambiente. Para muitos, ela restringe-se em trabalhar assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais, etc.,

OBJETIVO GERAL
Mostrar como a educação ambiental é importante para o nosso planeta, dando enfoque à problemática do lixo e à solução oferecida pela reciclagem.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
* Sensibilizar os alunos da problemática do lixo;
* Criar uma consciência ambiental ao ensinar aos alunos a importância da redução, da reutilização e da reciclagem;
* Esclarecer eventuais dúvidas acerca da reciclagem, aumentando, assim, o horizonte do conhecimento desses alunos;
* Realizar pesquisas e atividades sobre o reaproveitamento dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.
* Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente.
* Enfocar os prejuízos que a sociedade sofre com a má utilização do lixo, causando enchentes, poluição e doenças.
* Pesquisar em diferentes fontes (jornais, revistas, boletins).
* Confecção de cartazes e do boletim informativo.
* Estabelecimento de relações entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
* Lembrar-se sempre do objetivo do projeto que foi compartilhado com as crianças, registrando as descobertas e curiosidades sobre o tema para o informativo.
* Garantir um espaço na roda onde as crianças possam falar sobre suas hipóteses e serem ouvidas tanto pela professora como pelas crianças.
* Propiciar situações de interações entre as crianças para troca de conhecimentos e de suas hipóteses.
* Propiciar situações onde as crianças possam avançar em seus conhecimentos, confrontando os seus conceitos espontâneos com os científicos.
* Selecionar previamente os vídeos, histórias e textos informativos para serem discutidos, fazendo recortes que possam ser aproveitados como fonte de informação.
CULMONÂNCIA :
Lembranças para o Dia das Mães
Exposição de trabalhos individuais confeccionados com recicláveis frito pelos alunos e apresentado na Ferira do Conhecimento no dia



CRONOGRAMA
Nº AÇÃO MESES ÁREA DE CONHECIMENTO RESPONSÁVEL
1 Elaboração do projeto Nossas Raízes Abril Todas as áreas Educadoras / Coordenação
2 Colher sugestões dos alunos para a implantação das etapas e ações do projeto. Março./abril Linguagens e Códigos, Ciências Natureza e Ciências Humanas. Professores.
3 Realizar coleta das sobras de sabonetes Abril a maio Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Gestora /Coordenadora Professoras
4 Montar grupos de trabalhos,para o experimento
a maio Linguagens Códigos. Professoras Elaine de Ciências/Sonia e Rose

5 Oficinas: de embalagens Maio a Ciências Humanas e Linguagens Códigos. /Rose/ Soninha /Elaine





AVALIAÇÃO
Acontecerá de forma processual, diagnóstica e acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto. Quando necessárias às atividades serão reformuladas para que os objetivos traçados possam ser alcançados. Os momentos mais significativos do projeto serão registrados, tendo como ponto de observação o interesse, a participação à autonomia, a criatividade, a interação do grupo, enfim, todos os dados, que nos retratem a relação da turma com o projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
http://www.apoema.com.br/hp.htm
www.scribd.com/
www.sonholilas.com.br/
presentação dos 3 Rs: primeiro devemos sempre procurar reduzir, para depois reutilizar e, finalmente, reciclar.



Receitas
Pedaços de Sabão:
500 g de restos de sabão
1 litro de água fervente
2 colher (sopa) de glicerina liquida
Derreta os restos de sabão na água fervente.
Adicione 2 colheres glicerina e misture.
Depois de esfriar deixe em um frasco fechado.
Pode usar como sabão normal e ele fica cremoso e muito bom.
Para deixar cheiroso, adicione um pouco de essência para detergente que é encontrada em casas do ramo.
No sabonete colocar essência para sabonete glicerinado.
ou tem esta só para sabonetes: 500 gr de sobras de sabonete 30 ml de essência de sua preferência
15 ml de extrato glicólico
25 ml de lauril líquido
Forma de PVC ou silicone
Panela esmaltada
Como Fazer: Pique as sobras de sabonetes na panela esmaltada e leve ao fogo para derreter até ficar em estado líquido.
Desligue o fogo e passe em uma peneirinha para tirar as bolinh, Adicione a essência, o extrato e o lauril e misture.
Despeje na forma e espere umas 2 horas para esfriar.
AMACIANTE DE ROUPAS
• 5 litros de Água
• 4 colheres de Glicerina
• 1 Sabonete ralado
• 2 colheres de sopa de Leite de Rosas.
Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de Rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

Como fazer sabonete liquido usando restos de sabonete ;

Sabe aqueles restos de sabonete que ficam jogados nas saboneteiras de casa e que nunca usamos ate o final? que tal us -los para fazer sabonete liquido? veja no
passo a passo como fácil.



passo a passo:

1. separe os ingredientes:
- sabonetes usados (250g)
- glicerina liquida (50ml)
- água (1 litro)
- essências (facultativo)
- vasilhames (vidrinhos para armazenar o sabonete liquido)

2. Bsepare os toquinhos de sabonetes em barra que esta o encostados no banheiro.

3. junte 250g destes e ponha numa panela metálica e acrescente 1 litro d' água a
temperatura ambiente.

4-leve ao fogo brando, mexendo ate que os sabonetes dissolvam completamente.

5. tire do fogo e acrescente 50 ml de glicerina liquida (encontrada
em farmácias).

6. mexa ate se tornar uma mistura homogênea e acrescente umas gotas
de essência de sua preferência, se julgar necessário.

7. deixe esfriar e reserve em vidrinhos decorados

Cuidados:

1. o fogo deve estar brando para que a mistura não ferva e derrame.

2. a glicerina n o deve ser misturada durante o preparo no fogo para que n o haja nenhuma reação o química inesperada.

3. a panela deve ser metálica porque as panelas de esmalte ou vidro escurecem muito e o processo de lavagem dessas manchas demora muito. a panela metálica escurece mas depois clareia com uma ariadinha com sabor e suco de limão.

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