sábado, 5 de novembro de 2016

MANDIOCA



Receita de Sexta –Feira
Peixe com Mandioca Frita
Simples e Saborosa, com poucos ingredientes.
Quando organizar sua receita lembre de levar a mandioca (se ainda não tiver plantio no seu espaço)  

MANDIOCA
- pertencente à família das Euforbiáceas

A mandioca tem diversos nomes da cultura brasileira Mandioca, aipi, aipim, castelinha, uaipi, macaxeira, , pão-de-pobre, marga são termos brasileiros para designar a espécie Manihot esculenta. é uma espécie de planta tuberosa. O plantioi da mandioca se dá pelo caule, corte os pedaços e plante.
Sabiam que A mandioca é a terceira maior fonte de carboidratos nos trópicos, depois de arroz e milho.
Há origem folclórica sobre a mandioca, conta que uma indiazinha, neta de um grande cacique de uma tribo antiga, morreu, foi enterrada na própria oca. Todos dias os índios iam visitar e choravam na sepultura.  De repente surgiu uma planta linda estilosa e desconhecida, para examinar detalhadamente a planta misteriosa, tiraram da terra, logo viram sua cor marrom cor de terra mas por dentro branquinha ficou raiz de Mani (nome da indiazinha) conhecida como Mandioca.     
Em pesquisa, origem da mandioca ainda é controversa, alguns acreditam que a mandioca teria sua origem nas Américas Central e do Sul e outros creem que sua origem estaria no cerrado brasileiro e posteriormente alcançado a Amazônia. Muitos pesquisadores acreditam que a mandioca teve sua origem nas tribos Tupis, mas essa pode não ser a versão mais correta. Como a palavra Mani é de origem Aruak (povos originários do alto amazonas, litoral equatoriano e planícies venezuelanas), e esses eram exímios agricultores, principalmente no cultivo da mandioca, é possível presumir que os Tupis tenham aprendido com eles como cultivar essa planta. A mandioca caracteriza-se um produto brasileiro.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais, com produção de 23 milhões de toneladas de raízes frescas de mandioca e o período da safra é de janeiro a julho.
A farinha de mandioca é muito utilizada na culinária brasileira e já virou tradição. Tutu de feijão, pirão de peixe, pato no tucupi, tacacá, farofa d’água, beiju, bolo de carimã, tapioca: delícias regionais que tem a mandioca como ingrediente em comum. A mandioca é um alimento energético, riquíssimo em carboidratos (amido e açúcares) e em vitaminas do Complexo B, Cálcio, Fósforo e Ferro. Aquelas com polpa amarelada apresentam vantagem adicional, com bons teores de caroteno, que é transformado pelo organismo em retinol ou vitamina A, essencial à visão, pele e mucosas.


Agora vamos pra receita.

 Descasque 03 raízes de mandioca media,
Coloque para cozinhar, assim que estiver cozida, pode ser facilmente verificada com garfo, acrescente sal agosto.
Escorra a mandioca deixe algum tempo para saia toda agua e evite perigo ao frita, se tiver agua na mandioca ao fritar a gordura espirra e causa queimaduras.
Com o peixe limpo, use corte de frituras, não deixe o muito grosso o peixe, tempero agosto (sal, pimenta do reino, alho etc) empane em farinha de arroz dá mais crocância ao peixe e evita encharcar de gordura.  
Em outra caçarola esquente o óleo que cubra as mandioca, adicione as mandiocas para fritar, evite mexer nos primeiros momentos.
Uma boa receita de final de tarde na sexta- feira ainda mais na beira do rio. Principalmente no Canto dos Guerreiro.  




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário