segunda-feira, 9 de julho de 2018

DELICIAS DA CULINARIA DA ILHA DOS GUERREIROS

  
 FEITO E TESTADO COM O ARROZ CARRETEIRO COM SOBRAS DE CHURRASCO
Feito por João direto da Ilha
     

Ariranha!

A ariranha (Pteronura brasiliensis) é um mamífero endêmico da América do Sul. É um animal semiaquático e vivem em regiões úmidas como as margens dos rios, lagos e pântanos, sendo comum nos rios da Amazônia e do Pantanal. Vivem aproximadamente 20 anos. Possuem hábitos diurnos, vivem em bando de até dez indivíduos. Costumam fazer tocas debaixo das raízes das árvores próximas das margens dos rios, para se abrigarem durante a noite.

 
Filmagem barranco Ilha dos Guerreiros -João 
 São carnívoros, se alimentam de peixes, crustáceos e moluscos que encontram nos rios, e ainda de pequenos mamíferos e aves aquáticas. Sua mordida é bem forte, facilitando abocanhar e matar suas presas. São ótimos nadadores, até porque é mergulhando que capturam alimento.
Muitas pessoas confundem a Ariranha com lontra, mas há uma diferença  as principais são. A primeira delas é o tamanho, as ariranhas são maiores que as lontras, podem medir até 1,80 metros de comprimento, incluindo a cauda, e pesam cerca de 35 Kg.  Já as lontras chegam a medir 1,30 metros, incluindo a cauda, e pesando 25 Kg. Sendo os machos de ambas as espécies sempre maiores que as fêmeas.
 Outra diferença é que o hábito e o habitat delas são diferentes, a ariranha é diurna e a lontra é mais noturna. As ariranhas são nativas da América do Sul, as lontras podem ser encontras na Europa, nas Américas, na Ásia e na África. As lontras (Lutra lutra) possuem a pelagem um pouco mais clara que das ariranhas e também são ótimas nadadoras.
 
Infelizmente tanto a ariranha quando as lontras sofrem com o risco de extinção, principalmente devido à perda do habitat, ao desmatamento para expansão da urbanização e destruição das matas ciliares. A mineração também é um fator que contribui devido a contaminação de mercúrio nos rios. E ainda, no caso das lontras, a caça para comercialização de sua pele. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o estado de conservação da ariranha está na categoria “em perigo” e o da lontra está na categoria “quase ameaçada”.(pesquisa feita pela internet dia 09/07/2018, siteww.ultimosrefugios.org.br)
 

Peixes de água doce do Brasil - Traíra (Hoplias malabaricus)

Mais uma tarde de sorte, quando se deixa a vara com isca no barco...de repente houve -se uma barulho forte que se bate nas laterais dos barco ...então vela a beleza do peixe .
         Bruta a criança... Pescada por João ...na beira da Ilha dos Guerreiros.
Vamos conhecer um pouco sobre este peixe:
Nomes populares

peixe de água doce chamado Traíra é conhecido popularmente como Lobó e Tararira.

Nome científico

Hoplias malabaricus.

Distribuição geográfica

Sua espécie é distribuída em  todo território nacional.

Habitat

A Traíra habita águas paradas de lagos, represas, brejos, remansos e rios, tendo preferência por barrancos com vegetação, onde espreitam e emboscam suas presas.

Alimentação

A Traíra é um peixe carnívoro, alimentando-se de pequenos peixes, rãs e insetos. Espera a presa imóvel, junto ao fundo de lama ou em locas de pedras, desferindo um bote rápido e fatal.

Reprodução

Na época da reprodução, as traíras se reúne em casais e preparam o lugar da desova.

Características     

A Traíra é um peixe de escamas. Possui corpo cilíndrico, boca grande, olhos grandes e nadadeiras arredondadas, exceto a dorsal. Sua coloração é marrom ou preta manchada de cinza. Possui dentes poderosos e afiadíssimos. Sua língua é áspera ao tato, o que a diferencia do trairão, que apresenta a língua lisa. É um peixe utilizado em açudes e represas como controlador de populações demasiadamente prolíficas, como tilápias e piabas. Tem alta resistência a locais com pouco oxigênio. Apesar do excesso de espinhas, em algumas regiões é bastante apreciado como alimento.  Pode atingir 60 cm de comprimento e 4 K de peso.

Tem Varias Formas de Degustar este Peixe  
Frito;
Pirão;
Tortas;
Pasteis 
Rissoles

Traira assada ,com arroz branco e pirão.( imagem Internet)

                                                                 Torta com recheio de Traíra( imagem internet)

                                                       Bolinhos  de Traíra (imagem internet)
 Receita 

 

  • 1 kg de filé de traíra
  • farinha de mandioca temperada
  • 3 ovos
  • sal à gosto
  • tempero especial para peixe

Preparo:
tire o filé da traíra e passe-o no moedor de carnes 2 vezes.
faça bolinhas do filé já moído, depois tempere-o e passe-o no ovo e depois na farinha.
frite o filé até atigir uma coloração dourada.
dica: pode ser servido com requeijão acompanhado; para que a farinha não solte e não grude na frigideira, fure um dente de alho com um garfo e coloque à fritar junto com o filé.
Vale a criatividade.

Piraíba -Rio Teles Pires


Um pouco que sei sobre este peixe ...A piraíba é a maior espécie de peixe de couro da América do Sul. Um indivíduo adulto pode pesar 300 quilos e medir até 2,8 metros. Mas atualmente os exemplares capturados pesam em média dez quilos. Indivíduos pesando até 60 quilos são conhecidos como filhotes.A piraíba tem coloração cinza-escuro e o ventre é de cor branca. A cabeça grande toma cerca de ¼ do comprimento do corpo. Os barbilhões maxilares são longos e alcançam cerca da metade do tamanho do corpo.
 Conhecido como grande bagre migrador, durante várias épocas do ano é possível observar as piraíbas no canal dos rios, bem na superfície da água.
 Sua carne não é apreciada, pois muitos acreditam que faz mal e transmite doenças.

João Calazans -Pesca do 07/07/2018
Essa peixe foi pescado no Rio Teles Pires, no  Rio Peixotinho, também devolvido para a Natureza como pode ser comprovado no vídeo .Informo que a data do vídeo , onde  se lê 31/01/2017, erro da configuração da maquina, onde o certo é 01/07/2018.




Um pouco da minha pesquisa sobre a Piraíba


Nome científico

Brachyplatystoma filamentosum.

Distribuição geográfica

Sua espécie é distribuída nas Bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia. 

Habitat

O Piraíba habita calhas profundas dos grandes rios.

Alimentação

É um peixe carnívoro, com tendências piscívoras, capturando outros peixes. 

Reprodução

Realiza a Piracema. É capaz de migrar 4 mil quilômetros para encontrar o local ideal para lançar seus ovos.