quinta-feira, 2 de agosto de 2018

RESPEITAR OS LIMITES



Para pescar tem que ser paciente e perseverante, sabe quando jogamos a isca, e percebemos aquela fisgada e indescritível para o pescador... é quando perdemos o peixe, “olha que esse peixe era tão grande”, já pensaram que os peixes perdemos nunca é pequeno....
Então com tempo vamos entendendo que, não precisamos encher o freezer, caixas de isopor, o bom pescador NÃO aquele, que coleta a maior quantidade / quilos de peixes, que muitas vezes não consome, só faz pelo prazer se vangloriar “ Eu sou o ...”
 Um pescador QUE devolve um peixe ao rio por reconhecer que não precisa ter além do consegue consumir, ganha meu respeito.
Existem várias leis no Brasil, tanto a nível federal, quanto estadual, para a proteção dos peixes, definindo épocas de pesca, tamanhos, pesos mínimos, material de utilização proibida, etc... É importante que você respeite todas elas. Mas a lei que você tem que respeitar mesmo é a da natureza.
 Pescar uma fêmea com centenas e centenas de ovas prestes a se transformarem em filhotes é uma atitude que lei nenhuma precisaria dizer que não é correto.
 
Muitos pescadores insensatos, quando promovem pescarias na época da piracema, fazem de tudo para fugir e se esconder dos fiscais. 
Quando não existirem mais peixes, talvez tenham que fugir e se esconder atrás de suas consciências.
Então vamos Pescar com Sabedoria, obedecendo a leis da natureza.
 Hoje em dia existem inúmeras informações sobre as verdades, limites do que é certo ou errado. Vivemos em constantes aprendizados é necessário aprender a conviver com a diversidade.
Vivemos em sociedade que tem acesso a informação então vamos refletir é crescer enquanto indivíduo, só assim nossa sociedade terá um futuro com a mesma riqueza, sem lamentações ou ações reparadoras, como fazem hoje “ reflorestando” o que o próprio homem destruiu um dia...  
Texto –Rose Calazans- Professora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário