segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Rio Teles Pires e suas surpresas


Peixe Pirarucu 


Pescado no dia 18/09/2019- pescador  Valdenir Gasque (Dentinho)
PIRARACU -150 Kg
O pescador relata que quando fisgou o peixe, foi muito emocionante, porém um tanto assustador pela força que tinha, o peixe puxava o barco de madeira com muita facilidade (no momento estava com barco de madeira), mas teve ajuda para tirar esse gigante da água... como podem ver na foto.
    


           Fotos recebida pelo WhatsApp -(João Calazans)


                       Pescado no dia 18/09/2019- pescador por Valdenir Gasque (Dentinho)


   

Vamos conhecer um pouco esse peixe Gigantescos:

Uns dos maiores e peixes de água doce do Brasil, pode medir 3 metros e chegar a 250 kg peixe geralmente da Bacia Amazônia, mais especificamente de aguas calmas. Costuma viver em lagos e rios de aguas claras e ligeiramente alcalinas com temperaturas que variam   de 24 a 37 °C, não sendo encontrado em zona de fortes correntezas e águas ricas em sedimentos.
Peixe conhecido também como bacalhau da Amazônia, seu nome originou de dois termos tupis: pirã, “peixe” e urucum, “ vermelho”, devido sua à cor de sua calda.  
Peixe enorme de cabeça achatada e ossificada, com um corpo alongado e escamoso. Possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para respiração aquática e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão   no exercício da respiração aérea, obrigatória principalmente durante a seca, ocasião em que os peixes formam casais, procuram ambientes calmos e preparam seus ninhos, reproduzindo durante a enchente; é papel do macho proteger a prole por cerca de seis meses. Os filhotes apresentam hábito gregário, e durante as primeiras semanas de vida, nadam sempre em torno da cabeça do pai, que os mantém próximos à superficie, facilitando-lhes o exercício da respiração aérea.
( fonte de pesquisa Wikipédia -23/09/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário