quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PLANEJAMENTO ANUAL 2010 5º Ano


Escola Estadual 19 de Maio
Alta Floresta -MT
Planejamento anual 2009

Ensino Fundamental -5º Ano


 Professoras:Rose Mary Fernandes Calazans

                       Vanderleia Ramos Pereira Leles   



  

PLANEJAMENTO ANUAL  2010
5º Ano







 
Português
Objetivos:
Leitura :
·    Ler autonomamente e fluentemente
·    Ler fluentemente textos significativos em versos e prosas.
·    Reconhecer as classes gramaticais: numerais e verbais
·   Escrita:
·    Produzir textos empregando adequadamente a ortografia, a pontuação e a concordância nominal (gênero, número e grau do substantivo) e verbal.
·    Produzir textos coerentes e coesos utilizando as classes gramaticais trabalhadas.
 Conteúdos:
1º Bimestre
LEITURA
·    Formação do hábito de leitura
·   Gêneros textuais
·   Poético (poesias, músicas, quadrinhas)
·   Instrucional
·   Narrativa literária (clássicos: contos, fábulas)
·   Correspondência
·   Humorístico
·   Publicitários
·   De opinião
·   Verbetes
·   Informativos (jornais, rótulos, panfletos, folder, manuais, almanaques);
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
- Narrativa
 ANALISE LINGUISTICA
·    Os elementos básicos da narrativa em prosa:
·   Tipos de narrador;
·   Tipos de discursos;
·   Tipos de linguagem;
·   Personagem principal e secundário;
·   Características físicas e psicológicas dos personagens
·   Enredo, clímax e desfecho da narrativa
·   - Recursos de expressão da poesia
·   Versos
·   Ritmo
·   Sonoridade
·   Rimas
·   Estrofes
·    Parágrafo: margem e constituição
·    Legibilidade:divisão silábica, aglutinação/segmentação;
·    Ortografia:
·   M antes de P e B,
·   Consoantes mudas
·   Sons S e Z;
·    Encontros Vocálicos (ditongo, tritongo e hiato);
·    Encontros consonantais;
·    Dígrafos;
·    Acentuação (oxítona, paroxítona, proparoxítona, terminadas em ditongo e terminadas em IS e US;
·    Substantivos composto e coletivo
 2º Bimestre
LEITURA
·    Formação do hábito de leitura
·   Gêneros textuais;
·   Informativa
·   Poética
·   Instrucional
·   Narrativa literária.
·   Correspondência;
·   Humorísticos;
·   Publicitário
·   De opinião;
·   Biografia
·   Descrição;
·   História em quadrinhos (Diálogo).
 PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA.
·    História em quadrinhos;
·    Descrição
·    Seminário
·    Relatório
·    Produção de textos humorísticos;


ANÁLISE LINGÜÍSTICA

·   Legibilidade: divisão silábica, aglutinação/segmentação;
·   Dificuldades ortográficas e gramaticais.
·   Uso do por que, porque, por quê e porquê;
·   Sinais de pontuação: ponto, vírgula, dois pontos, ponto de exclamação, ponto de interrogação e travessão.
·   Sufixo e prefixo.
·   Palavras homônimas
·   Substantivos: gênero, número e grau.
 3º Bimestre
LEITURA
·   Formação do hábito de leitura
·   Gêneros textuais;
·   Informativa
·   Poética
·   Instrucional
·   Narrativa literária.
·   Correspondência;
·   Humorísticos;
·   Publicitário
·   Diário
·   Resumo
 PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
·   Linguagem coloquial e formal
·   Bilhete, carta, texto, publicitário, notícia, classificados de jornal, diário e resumo.
 ANÁLISE LINGÜISTICA.
·   Parágrafo: Margem e constituição
·   Elementos de apresentação do texto (título, data, assinatura);
·   Legibilidade: espaçamento entre palavras, divisão silábica
·   Verbos:
·   Modo indicativo (presente, passado e futuro)
·   Modo imperativo e subjuntivo (conceito)
·   Pronome pessoal: reto, obliquo e tratamento
·   Ortografia:
·   Sinais gráficos: til, cedilha, crase e trema.
·   ice, esa, eza.
·   Há e a;
·   Mas e mais;
 4º Bimestre
Formação do hábito de leitura
·   Gêneros textuais;
·   Informativa
·   Poética
·   Instrucional
·   Narrativa literária.
·   Correspondência;
·   Humorísticos;
·   Publicitário
·   Diário
·   Resumo
 PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
·   Relatório;
·   Seminário;
·   Resumo;
·   Diário;
ANÁLISE LINGÜÍSTICA
·   Onomatopéia
·   Advérbios
·   Preposição
·    Uso de mal/ mau; bom/bem;
·    Conjunções;
·    Tempos Verbais (presente, passado e futuro, nos modos indicativo, imperativo e subjuntivo.
Oração: sujeito e predicado (noção )
 AVALIAÇÃO
·   Leitura autônoma e fluente
·   Leitura “fluente” de textos significativos em versos e prosas.
·   Reconhecimento gramatical: numeral e verbal
·   Escrita:
·   Produção de textos empregando adequadamente a ortografia, a pontuação e a concordância nominal (gênero, número e grau do substantivo) e verbal.
·    Produção de textos coerentes e coesos utilizando as classes gramaticais trabalhadas.

 Artes
Objetivos
·   Identificar as cores primárias, secundárias e terciárias
·   Realizar sequência de movimentos.
·   Interpretar produções artísticas
·   Apreciar  músicas folclóricas e regionais.
 CONTEÚDOS
 1º Bimestre
·   Artes visuais: cores primárias, secundárias e terciárias.
·   Ponto, linha, forma, textura e temática,.
·   Teatro: dramatização de peças infantis..
·   Dobradura
2º Bimestre
·   Leitura de produções artísticas.
·   Produção artística: desenho, pintura, colagem, modelagem.
·   Dança;
·   Locomoção, deslocamento, orientação;
·   Seqüência de movimentos;
·   Musicas folclóricas e regionais;
 3º Bimestre
·   Jogos populares de movimentos (amarelinhas ,cirandas);
·   Musica;
 4º Bimestre
·    Produção artística, desenho, pinturas e colagem, teatro;
·   Criação de textos e encenação com o grupo
 AVALIAÇÃO
·   Identificação  das cores primárias, secundárias e terciárias
·   Realização de  sequência de movimentos.
·   Interpretação de  produções artísticas
·   Apreciação de  músicas folclóricas e regionais.


  Educação Física
Objetivos
·   Executar  gestos e movimentos definidos
·   Desenvolver a capacidade motora global
·   Ter noções de ritmo e expressão corporal
·   Desenvolver a velocidade e a agilidade.
Conteúdos
1º Bimestre
·    Conhecimento sobre o corpo humano (dividido em cabeça, tronco e membros);
·   Jogos e brincadeiras para a socialização
 2º Bimestre
·   Noções de higiene;-   
·   Importância do aquecimento e alongamento;
 3º Bimestre
·   Jogos motores sensoriais para o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina, coordenação viso motora, equilíbrio, velocidade, agilidade, raciocínio, percepção tátil, visual e auditiva e força.
  4º Bimestre
·  Atividades rítmicas e expressivas (prover o desenvolvimento e aprimoramento de capacidades voltadas às atividades rítmicas nas suas diferentes formas).
·  Queimada
 Avaliação
·   Perceber progressos, capacidades e habilidade do aluno na execução dos gestos e movimentos trabalhados no bimestre
·   Perceber a evolução das valências motoras trabalhadas.
·   Noções de ritmo e expressão corporal
·    Desenvolvimento da velocidade e agilidade.
·   Melhoria da coordenação motora global.


  Ciências Naturais
 Objetivos
·   Conhecer as causas e conseqüências da poluição e contaminação do ambiente
·   Reconhecer as fases da vida até a reprodução humana
·   Identificar sistemas do corpo humano
 Conteúdos
1º Bimestre
ASTRONOMIA
·   Sistema Solar
·   Sol: fonte primária de energia
·   A Terra no sistema solar
·   Planetas no sistema solar
·   Movimento de rotação e translação
·   Camada de ozônio
·   Transformação de energia (ultra violeta)
·   As camadas da Terra: superfície, crosta, manto e núcleo
·   Força da gravidade
·   Biosfera (relações interdependentes)
 2º Bimestre
·   Ecossistema
·   Desequilíbrio ecológico
·   Floresta Amazônica
·   Mata Atlântica
·   Os biomas (cerrado, caatinga, manguezal, campos e pantanal)
·   Reprodução animal e planta
 SAÚDE E MELHORIA da QUALIDADE DE VIDA
·   Higiene dos alimentos
·   Aditivos alimentares
·   Efeito estufa
·   Poluição e contaminação do ambiente (causas e conseqüências



3º Bimestre
·   As fases da vida (infância, adolescência, fase adulta)
·   Adolescência e o ciclo da vida
·   Sistema genital
·   Sexualidade
·   Reprodução humana
 SAÚDE E MELHORIA da QUALIDADE DE VIDA
·   Doenças sexualmente transmissíveis
 4º Bimestre
OS SISTEMAS DO CORPO
·   Respiratório
·   Digestores
·   Circulatório
·   Excretor
·   Nervoso
·    Muscular
·   Ósseo
·   Endócrino
  Avaliação
·   Conhecimento das causas e conseqüências da poluição e contaminação do ambiente
·   Reconhecimento das fases da vida até a reprodução humana
·   Identificação os sistemas do corpo humano
 Matemática
Objetivos
·   Realizar as quatro operação
·   Interpretar e solucionar situação problemas, envolvendo as quatros operações e medidas de área e perímetro.
·   Reconhecer e Identificar Situações  problemas,  envolvendo operações com números decimais e sistemas monetários
·   Interpretar  e solucionar   situações problemas, envolvendo porcentagens e sistema de medidas


 Conteúdos
 1º Bimestre
·    Números e operações;
·    Histórico da representação dos símbolos numéricos;
·    Ampliação dos numerais até a classe do milhar (com quadro valor absoluto e valor relativos);
·    Composição de decomposição de números;
·   Uso das operações fundamentais em situações problemas;
·   Adição e subtração com prova;
·   Divisão, multiplicação com um digito;
·   Medida e grandeza;
·   Linguagem gráfica;
·   Geometria; espaço e forma;
·   Tangran.
·   Arredondamento;
·   Probabilidade/ possibilidade/ Estimativa.
 2º Bimestre
·    Números e operações;
·    Ampliação dos numerais ate milhões;
·   Composição e decomposição de números classe até milhões;
·   Leitura e escrita de números até milhões;
·   Frações decimais; leitura, escrita e representação (homogenias);
·   Calculo mental;
·   Dobro, triplo, metade;
·   Adição e subtração de frações homogenias;
·   Frações de quantidade; medias e grandezas;
·   Medias de comprimento;
·   Múltiplos e submúltiplos das medidas  de comprimento;
·   Área e perímetro;
·   Múltiplos e divisores de um números.
·   Gráfico e tabela
 3º Bimestre
·   Ampliação dos números até bilhões;
·   Operações;
·   Calculo metal;
·   Expressões numéricas;
·   Sistema monetário;
·   Frações multiplicações e divisão  e problemas;
·   Numero decimais: adição e subtração/ multiplicação/ divisão.
·   Prioridade para avaliação;
·   Situações problemas envolvendo decimais e sistema monetário.
 4º Bimestre
Números e operações
·   Sistema de numeração decimal ate milhões;
·   Situação problemas envolvendo as quatro operações com números naturais;
·   Calculo mental;
·   Porcentagem;
·    Multiplicação e divisão com prova real.
Medidas e grandeza;
·   Medidas de capacidade;
·   Medias de massa.
Geometria.
·   Área e perímetro (revisão).
·   Medida de volume. 
  Avaliação
·   Realização das quatro operação
·   Interpretação e solução de  situação problemas, envolvendo as quatros operações e medidas de área e perímetro.
·   Reconhecimento  e Identificação de  Situações  problemas,  envolvendo operações com números decimais e sistemas monetários
·   Interpretação  e solução de  situações problemas, envolvendo porcentagens e sistema de medidas
  História
 Objetivos
·   Identificar  determinadas transformações ocorridas no tempo histórico
·   Identificar  diferentes formas de governo ocorridas no Brasil ao longo da História.
·   Denominar algumas  transformações sócio-político econômica ocorridas durante o segundo império.
·   Compreender a importância dos movimentos sociais no Brasil e seus avanços.
·    Identificar algumas questões sociais de relevância no Brasil.


Conteúdos
1º Bimestre
·   Contextualização histórica:
·   Formação do inicio da sociedade brasileira (especiarias, terras desconhecidas, extrativismo,  tratados, descobrimento de novas terras, novo mundo descoberto)
·   Denominação colonial, governo monarquia.
·   Primeiras povoações, índios, colonizadores e jesuítas.
·   Situação atual do indígena
 2º Bimestre
·   O Brasil do segundo império
·   Da monarquia a república
·   Crise do Império
·   Primeira República
·   As indústrias
·   Reurbanização da capital federal
 3º Bimestre
·   Movimentos sociais no campo e na cidade: rebeldes do campo, rebeldes da cidade;
·   O Fim da primeira república;
·   Africanos no Brasil (comércio, trabalho e escravidão)
·   A influência dos africanos na cultura brasileira
·   As lutas dos descendentes africanos na atualidade.
4º Bimestre
·    Os imigrantes no Brasil
·    As ferrovias e o progresso
·   Os operários lutam por seus direitos
·   Conquistas da sociedade durante a república
·   As questões sociais no Brasil atual.
Avaliação
·   Identificação de  determinadas transformações ocorridas no tempo histórico
·   Identificação das  diferentes formas de governo ocorridas no Brasil ao longo da História.
·   Denominação de algumas  transformação sócio-política econômica ocorrida durante o segundo império.
·   Compreensão da importância dos movimentos sociais no Brasil e seus avanços.
·   Identificação das  diferentes formas de governo ocorridas no Brasil ao longo da História.
·   Denominação de  algumas  transformações sociopolítico econômica ocorridas durante o segundo império.
·   Compreensão da importância dos movimentos sociais no Brasil e seus avanços
·   Identificação de  algumas questões sociais de relevância no Brasil.
  Geografia
Objetivos
·   Nomear as diferentes regiões do Brasil.
·   Identificar o Brasil como parte do Continente americano
·   Caracterizar as principais diferenças regionais.
·    Relacionar as principais diferenças entre as regiões brasileiras estudadas
·   Identificar as principais características das regiões brasileiras estudadas
 Conteúdos
1º Bimestre
·   Terra
·   Formas e movimentos
·   Oceanos e continentes
·   Mapas
·   O Brasil no continente americano e no planisfério.
·   Globo Terrestre (exploração)
 2º Bimestre
·    Brasil:
·   Localização
·   Relevo
·   Clima
·   Vegetação
·   Hidrografia
Região Norte:
·   Localização
·   Relevo
·   Clima
·   Vegetação
·   *Hidrografia
 3º Bimestre
 Região Nordeste e Centro Oeste
·   Localização
·   Relevo
·   Clima
·   Vegetação
·   Hidrografia
 4º Bimestre
Região Sul e Sudeste:
·   Localização
·   Relevo
·   Clima
·   Vegetação
·   Hidrografia
Avaliação
·   Nomeação das diferentes regiões do Brasil.
·   Identificação do Brasil como parte do Continente americano
·   Caracterização das principais diferenças regionais.
·   Identificação das principais características das regiões brasileiras estudadas
 Ensino Religioso
Objetivos
·   Identificar os ensinamentos transmitidos pelas histórias.
·   Identificar algumas culturas religiosas e suas expressões
·   Reconhecer as tradições religiosas e seus textos sagrados
·    Reconhecer festas e músicas religiosas e suas manifestações culturais.
 Conteúdos
1º Bimestre
·   Histórias que nos ensinam
·   Aprendendo a ler os textos sagrados
 2º Bimestre
·          As diferenças e semelhanças das religiões: (islamismo, judaísmo e cristianismo)
3º Bimestre
·    A cultura religiosa e suas expressões
 4º Bimestre
·   As festas e as músicas religiosas
 Avaliação
·   Identificação dos ensinamentos transmitidos pelas histórias.
·   Identificação de  algumas culturas religiosas e suas expressões
·   Reconhecimento  das tradições religiosas e seus textos sagrados
·    Reconhecimento de festas e músicas religiosas e suas manifestações culturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário