Escola Estadual 19 de Maio
Alta Floresta -MT
Planejamento anual 2009
Ensino Fundamental -5º Ano
Planejamento anual 2009
Ensino Fundamental -5º Ano
Professoras:Rose Mary Fernandes Calazans
Vanderleia Ramos Pereira Leles
PLANEJAMENTO ANUAL 2010
5º Ano
Português
Objetivos:
Leitura :
· Ler autonomamente e fluentemente
· Ler fluentemente textos significativos em versos e prosas.
· Reconhecer as classes gramaticais: numerais e verbais
· Escrita:
· Produzir textos empregando adequadamente a ortografia, a pontuação e a concordância nominal (gênero, número e grau do substantivo) e verbal.
· Produzir textos coerentes e coesos utilizando as classes gramaticais trabalhadas.
Conteúdos:
1º Bimestre
LEITURA
· Formação do hábito de leitura
· Gêneros textuais
· Poético (poesias, músicas, quadrinhas)
· Instrucional
· Narrativa literária (clássicos: contos, fábulas)
· Correspondência
· Humorístico
· Publicitários
· De opinião
· Verbetes
· Informativos (jornais, rótulos, panfletos, folder, manuais, almanaques);
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
- Narrativa
ANALISE LINGUISTICA
· Os elementos básicos da narrativa em prosa:
· Tipos de narrador;
· Tipos de discursos;
· Tipos de linguagem;
· Personagem principal e secundário;
· Características físicas e psicológicas dos personagens
· Enredo, clímax e desfecho da narrativa
· - Recursos de expressão da poesia
· Versos
· Ritmo
· Sonoridade
· Rimas
· Estrofes
· Parágrafo: margem e constituição
· Legibilidade:divisão silábica, aglutinação/segmentação;
· Ortografia:
· M antes de P e B,
· Consoantes mudas
· Sons S e Z;
· Encontros Vocálicos (ditongo, tritongo e hiato);
· Encontros consonantais;
· Dígrafos;
· Acentuação (oxítona, paroxítona, proparoxítona, terminadas em ditongo e terminadas em IS e US;
· Substantivos composto e coletivo
2º Bimestre
LEITURA
· Formação do hábito de leitura
· Gêneros textuais;
· Informativa
· Poética
· Instrucional
· Narrativa literária.
· Correspondência;
· Humorísticos;
· Publicitário
· De opinião;
· Biografia
· Descrição;
· História em quadrinhos (Diálogo).
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA.
· História em quadrinhos;
· Descrição
· Seminário
· Relatório
· Produção de textos humorísticos;
ANÁLISE LINGÜÍSTICA
· Legibilidade: divisão silábica, aglutinação/segmentação;
· Dificuldades ortográficas e gramaticais.
· Uso do por que, porque, por quê e porquê;
· Sinais de pontuação: ponto, vírgula, dois pontos, ponto de exclamação, ponto de interrogação e travessão.
· Sufixo e prefixo.
· Palavras homônimas
· Substantivos: gênero, número e grau.
3º Bimestre
LEITURA
· Formação do hábito de leitura
· Gêneros textuais;
· Informativa
· Poética
· Instrucional
· Narrativa literária.
· Correspondência;
· Humorísticos;
· Publicitário
· Diário
· Resumo
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
· Linguagem coloquial e formal
· Bilhete, carta, texto, publicitário, notícia, classificados de jornal, diário e resumo.
ANÁLISE LINGÜISTICA.
· Parágrafo: Margem e constituição
· Elementos de apresentação do texto (título, data, assinatura);
· Legibilidade: espaçamento entre palavras, divisão silábica
· Verbos:
· Modo indicativo (presente, passado e futuro)
· Modo imperativo e subjuntivo (conceito)
· Pronome pessoal: reto, obliquo e tratamento
· Ortografia:
· Sinais gráficos: til, cedilha, crase e trema.
· ice, esa, eza.
· Há e a;
· Mas e mais;
4º Bimestre
Formação do hábito de leitura
· Gêneros textuais;
· Informativa
· Poética
· Instrucional
· Narrativa literária.
· Correspondência;
· Humorísticos;
· Publicitário
· Diário
· Resumo
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
· Relatório;
· Seminário;
· Resumo;
· Diário;
ANÁLISE LINGÜÍSTICA
· Onomatopéia
· Advérbios
· Preposição
· Uso de mal/ mau; bom/bem;
· Conjunções;
· Tempos Verbais (presente, passado e futuro, nos modos indicativo, imperativo e subjuntivo.
Oração: sujeito e predicado (noção )
AVALIAÇÃO
· Leitura autônoma e fluente
· Leitura “fluente” de textos significativos em versos e prosas.
· Reconhecimento gramatical: numeral e verbal
· Escrita:
· Produção de textos empregando adequadamente a ortografia, a pontuação e a concordância nominal (gênero, número e grau do substantivo) e verbal.
· Produção de textos coerentes e coesos utilizando as classes gramaticais trabalhadas.
Artes
Objetivos
· Identificar as cores primárias, secundárias e terciárias
· Realizar sequência de movimentos.
· Interpretar produções artísticas
· Apreciar músicas folclóricas e regionais.
CONTEÚDOS
1º Bimestre
· Artes visuais: cores primárias, secundárias e terciárias.
· Ponto, linha, forma, textura e temática,.
· Teatro: dramatização de peças infantis..
· Dobradura
2º Bimestre
· Leitura de produções artísticas.
· Produção artística: desenho, pintura, colagem, modelagem.
· Dança;
· Locomoção, deslocamento, orientação;
· Seqüência de movimentos;
· Musicas folclóricas e regionais;
3º Bimestre
· Jogos populares de movimentos (amarelinhas ,cirandas);
· Musica;
4º Bimestre
· Produção artística, desenho, pinturas e colagem, teatro;
· Criação de textos e encenação com o grupo
AVALIAÇÃO
· Identificação das cores primárias, secundárias e terciárias
· Realização de sequência de movimentos.
· Interpretação de produções artísticas
· Apreciação de músicas folclóricas e regionais.
Educação Física
Objetivos
· Executar gestos e movimentos definidos
· Desenvolver a capacidade motora global
· Ter noções de ritmo e expressão corporal
· Desenvolver a velocidade e a agilidade.
Conteúdos
1º Bimestre
· Conhecimento sobre o corpo humano (dividido em cabeça, tronco e membros);
· Jogos e brincadeiras para a socialização
2º Bimestre
· Noções de higiene;-
· Importância do aquecimento e alongamento;
3º Bimestre
· Jogos motores sensoriais para o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina, coordenação viso motora, equilíbrio, velocidade, agilidade, raciocínio, percepção tátil, visual e auditiva e força.
4º Bimestre
· Atividades rítmicas e expressivas (prover o desenvolvimento e aprimoramento de capacidades voltadas às atividades rítmicas nas suas diferentes formas).
· Queimada
Avaliação
· Perceber progressos, capacidades e habilidade do aluno na execução dos gestos e movimentos trabalhados no bimestre
· Perceber a evolução das valências motoras trabalhadas.
· Noções de ritmo e expressão corporal
· Desenvolvimento da velocidade e agilidade.
· Melhoria da coordenação motora global.
Ciências Naturais
Objetivos
· Conhecer as causas e conseqüências da poluição e contaminação do ambiente
· Reconhecer as fases da vida até a reprodução humana
· Identificar sistemas do corpo humano
Conteúdos
1º Bimestre
ASTRONOMIA
· Sistema Solar
· Sol: fonte primária de energia
· A Terra no sistema solar
· Planetas no sistema solar
· Movimento de rotação e translação
· Camada de ozônio
· Transformação de energia (ultra violeta)
· As camadas da Terra: superfície, crosta, manto e núcleo
· Força da gravidade
· Biosfera (relações interdependentes)
2º Bimestre
· Ecossistema
· Desequilíbrio ecológico
· Floresta Amazônica
· Mata Atlântica
· Os biomas (cerrado, caatinga, manguezal, campos e pantanal)
· Reprodução animal e planta
SAÚDE E MELHORIA da QUALIDADE DE VIDA
· Higiene dos alimentos
· Aditivos alimentares
· Efeito estufa
· Poluição e contaminação do ambiente (causas e conseqüências
3º Bimestre
· As fases da vida (infância, adolescência, fase adulta)
· Adolescência e o ciclo da vida
· Sistema genital
· Sexualidade
· Reprodução humana
SAÚDE E MELHORIA da QUALIDADE DE VIDA
· Doenças sexualmente transmissíveis
4º Bimestre
OS SISTEMAS DO CORPO
· Respiratório
· Digestores
· Circulatório
· Excretor
· Nervoso
· Muscular
· Ósseo
· Endócrino
Avaliação
· Conhecimento das causas e conseqüências da poluição e contaminação do ambiente
· Reconhecimento das fases da vida até a reprodução humana
· Identificação os sistemas do corpo humano
Matemática
Objetivos
· Realizar as quatro operação
· Interpretar e solucionar situação problemas, envolvendo as quatros operações e medidas de área e perímetro.
· Reconhecer e Identificar Situações problemas, envolvendo operações com números decimais e sistemas monetários
· Interpretar e solucionar situações problemas, envolvendo porcentagens e sistema de medidas
Conteúdos
1º Bimestre
· Números e operações;
· Histórico da representação dos símbolos numéricos;
· Ampliação dos numerais até a classe do milhar (com quadro valor absoluto e valor relativos);
· Composição de decomposição de números;
· Uso das operações fundamentais em situações problemas;
· Adição e subtração com prova;
· Divisão, multiplicação com um digito;
· Medida e grandeza;
· Linguagem gráfica;
· Geometria; espaço e forma;
· Tangran.
· Arredondamento;
· Probabilidade/ possibilidade/ Estimativa.
2º Bimestre
· Números e operações;
· Ampliação dos numerais ate milhões;
· Composição e decomposição de números classe até milhões;
· Leitura e escrita de números até milhões;
· Frações decimais; leitura, escrita e representação (homogenias);
· Calculo mental;
· Dobro, triplo, metade;
· Adição e subtração de frações homogenias;
· Frações de quantidade; medias e grandezas;
· Medias de comprimento;
· Múltiplos e submúltiplos das medidas de comprimento;
· Área e perímetro;
· Múltiplos e divisores de um números.
· Gráfico e tabela
3º Bimestre
· Ampliação dos números até bilhões;
· Operações;
· Calculo metal;
· Expressões numéricas;
· Sistema monetário;
· Frações multiplicações e divisão e problemas;
· Numero decimais: adição e subtração/ multiplicação/ divisão.
· Prioridade para avaliação;
· Situações problemas envolvendo decimais e sistema monetário.
4º Bimestre
Números e operações
· Sistema de numeração decimal ate milhões;
· Situação problemas envolvendo as quatro operações com números naturais;
· Calculo mental;
· Porcentagem;
· Multiplicação e divisão com prova real.
Medidas e grandeza;
· Medidas de capacidade;
· Medias de massa.
Geometria.
· Área e perímetro (revisão).
· Medida de volume.
Avaliação
· Realização das quatro operação
· Interpretação e solução de situação problemas, envolvendo as quatros operações e medidas de área e perímetro.
· Reconhecimento e Identificação de Situações problemas, envolvendo operações com números decimais e sistemas monetários
· Interpretação e solução de situações problemas, envolvendo porcentagens e sistema de medidas
História
Objetivos
· Identificar determinadas transformações ocorridas no tempo histórico
· Identificar diferentes formas de governo ocorridas no Brasil ao longo da História.
· Denominar algumas transformações sócio-político econômica ocorridas durante o segundo império.
· Compreender a importância dos movimentos sociais no Brasil e seus avanços.
· Identificar algumas questões sociais de relevância no Brasil.
Conteúdos
1º Bimestre
· Contextualização histórica:
· Formação do inicio da sociedade brasileira (especiarias, terras desconhecidas, extrativismo, tratados, descobrimento de novas terras, novo mundo descoberto)
· Denominação colonial, governo monarquia.
· Primeiras povoações, índios, colonizadores e jesuítas.
· Situação atual do indígena
2º Bimestre
· O Brasil do segundo império
· Da monarquia a república
· Crise do Império
· Primeira República
· As indústrias
· Reurbanização da capital federal
3º Bimestre
· Movimentos sociais no campo e na cidade: rebeldes do campo, rebeldes da cidade;
· O Fim da primeira república;
· Africanos no Brasil (comércio, trabalho e escravidão)
· A influência dos africanos na cultura brasileira
· As lutas dos descendentes africanos na atualidade.
4º Bimestre
· Os imigrantes no Brasil
· As ferrovias e o progresso
· Os operários lutam por seus direitos
· Conquistas da sociedade durante a república
· As questões sociais no Brasil atual.
Avaliação
· Identificação de determinadas transformações ocorridas no tempo histórico
· Identificação das diferentes formas de governo ocorridas no Brasil ao longo da História.
· Denominação de algumas transformação sócio-política econômica ocorrida durante o segundo império.
· Compreensão da importância dos movimentos sociais no Brasil e seus avanços.
· Identificação das diferentes formas de governo ocorridas no Brasil ao longo da História.
· Denominação de algumas transformações sociopolítico econômica ocorridas durante o segundo império.
· Compreensão da importância dos movimentos sociais no Brasil e seus avanços
· Identificação de algumas questões sociais de relevância no Brasil.
Geografia
Objetivos
· Nomear as diferentes regiões do Brasil.
· Identificar o Brasil como parte do Continente americano
· Caracterizar as principais diferenças regionais.
· Relacionar as principais diferenças entre as regiões brasileiras estudadas
· Identificar as principais características das regiões brasileiras estudadas
Conteúdos
1º Bimestre
· Terra
· Formas e movimentos
· Oceanos e continentes
· Mapas
· O Brasil no continente americano e no planisfério.
· Globo Terrestre (exploração)
2º Bimestre
· Brasil:
· Localização
· Relevo
· Clima
· Vegetação
· Hidrografia
Região Norte:
· Localização
· Relevo
· Clima
· Vegetação
· *Hidrografia
3º Bimestre
Região Nordeste e Centro Oeste
· Localização
· Relevo
· Clima
· Vegetação
· Hidrografia
4º Bimestre
Região Sul e Sudeste:
· Localização
· Relevo
· Clima
· Vegetação
· Hidrografia
Avaliação
· Nomeação das diferentes regiões do Brasil.
· Identificação do Brasil como parte do Continente americano
· Caracterização das principais diferenças regionais.
· Identificação das principais características das regiões brasileiras estudadas
Ensino Religioso
Objetivos
· Identificar os ensinamentos transmitidos pelas histórias.
· Identificar algumas culturas religiosas e suas expressões
· Reconhecer as tradições religiosas e seus textos sagrados
· Reconhecer festas e músicas religiosas e suas manifestações culturais.
Conteúdos
1º Bimestre
· Histórias que nos ensinam
· Aprendendo a ler os textos sagrados
2º Bimestre
· As diferenças e semelhanças das religiões: (islamismo, judaísmo e cristianismo)
3º Bimestre
· A cultura religiosa e suas expressões
4º Bimestre
· As festas e as músicas religiosas
Avaliação
· Identificação dos ensinamentos transmitidos pelas histórias.
· Identificação de algumas culturas religiosas e suas expressões
· Reconhecimento das tradições religiosas e seus textos sagrados
· Reconhecimento de festas e músicas religiosas e suas manifestações culturais
Nenhum comentário:
Postar um comentário