Escola Estadual 19 de Maio
Profª Rose Calazans
Turma : 5º Ano –matutino
"A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico à serviço da mudança ou lamentavelmente, da permanência do hoje."
(Paulo Freire)
"A importância da leitura e da escrita na construção do aprendizado em atividades coletivas"
Objetivo geral
_Formar sujeitos incansáveis do conhecimento num processo de formação humana;
Objetivos específicos
_ Despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas.
_ Contribuir para a reflexão crítica no processo de socialização, através da interação família e escola.
_ Potencializar o processo de leitura com relação a educação e multimídias.
_ Transformar a simples informação em interesse pelo conhecimento, formando cidadãos preparados para a ciência tecnológica.
Metodologia Este trabalho poderá ser realizado em qualquer área do conhecimento de forma sistematizada e contínua, ao longo do ano letivo, pois entendo que desenvolver o gosto pela leitura e escrita , é um processo lento e deve ser trabalhado interativamente com as demais disciplinas curriculares como também a colaboração familiar e da direção da escola, centrado em um apoio cultural e político vinculado com diversos ambientes interativos e científicos, para que possa ampliar as formas de aprendizados contribuindo assim, para a transformação da informação em grandes descobertas e conhecimentos e estimulando infinitamente seres pensantes.
Uso da Internet
Objetivo de enriquecer, valorizar e incentivar a leitura e escrita através de pesquisas, produções, revisão, envio de textos e o mais importante fazer a auto-avaliação observando as páginas editadas, enviar recadinhos, compartilhar com os amigos.
Usando a internet com alegria e atenção.
Atentos à explicação da PRO para iniciarem juntas as atividades.
Conectando-se para uma aula muito especial.
Compartilhando opiniões e digitando-as no editor de textos do blog; recadinhos
Digitando em dupla, trios, lendo e revisando para acertar o que pode ficar correto e mais bonito.
O computador tem um corpo valioso, partes indispensáveis, memória preciosa que transmite ao mundo o melhor que podemos produzir, assim como a Vida, a água, natureza devemos preservá-lo e usá-lo como ferramenta para enriquecer a leitura e a escrita.
Pesquisamos na Internet historias em quadrinhos, sem as falas e fizemos a impressão ,colamos no papel grafit dividimos os alunos em grupos ,para que pudessem realizar a produção textual ( fotos)
Após a elaboração dos cartazes os alunos leram e em seguida os alunos do outro grupo fizeram a correção, no primeiro momento os alunos não gostaram dos erros serem apontados pelos seus colegas,então intervir,para dizer da importância sobre a escrita ,que as correções são necessárias ,para que as outras pessoas entendam nossa mensagem escrita,então os trabalhos foram tranqüilos. Os autores deste cartaz são de dois alunos que participam das aulas de apoio pedagógicos todas as segundas feiras na sala de informática com uso da internet e jogos,leitura e digitação ,pinturas,estes tinham muita dificuldades na escrita,leitura e construção textual,além da indisciplinas.
Para lidar com as dificuldades da escrita em sala de aula, devemos ter consciência de que essa dificuldade está ligada ao desenvolvimento das habilidades na escrita perceptíveis pelas alterações ou erros, estruturação, pontuação de frases ou na organização dos parágrafos enfim nas habilidades necessárias na composição de um texto.Mas fiquei feliz com os trabalhos deles.
Existem diversos olhares sobre o erro. Há erros aceitáveis, aqueles que por alguma razão ocorreram, mas não causaram danos maiores e foram corrigidos a tempo; os que julgamos inadmissíveis; e aqueles que nem pensamos que possam ser cometidos. Há erros de comportamento, de conceitos e de diversas naturezas, e todos se caracterizam como erros, tendo como base a expectativa do acerto, daquilo que julgamos ser bom ou que não vai prejudicar ninguém. Na vida, acertamos muito, mas também erramos: erramos na escola e em casa e pensamos, escolhemos e agimos de forma errada acreditando que é a certa. Isso faz parte de nosso processo de crescimento. Portanto, como ouvimos sempre, errar é humano.
.
O aluno Jerferson tem muita dificuldades na escrita ,por ter realizado o trabalho em grupo ajudou para que ele escrevesse correta Todos querem acertar, mas muitas vezes, para que isso aconteça, é preciso “ensaiar” o acerto. De nada adianta, por exemplo, o professor apontar um erro do aluno e não o ajudar na reconstrução de seus conceitos. Também não resolve o problema os pais serem eternos fiscais das atitudes dos filhos sem usar os possíveis erros deles para ajudá-los a se conhecerem melhor, a saberem mais a respeito de suas limitações, a entenderem que a vida se constrói enquanto é vivida e que, fundamentalmente, eles ainda vão errar muito.( Prof. Joseph Razouk Junior é Gerente editorial do Centro de Pesquisas Educacionais)
Demonstrar uma atitude positiva frente ao erro faz bem. Não se trata de aceitar tudo, de qualquer jeito e com qualquer desculpa, mas, sim, de compreender o fato e admiti-lo com vistas a uma nova tentativa e a um possível acerto.
Atividades Nº 02 Trabalho de Pesquisa Ciências células animais e vegetais,apoio Profª Elaine- Formação em Ciências Biológicas e Matemática:
Trabalhamos com pesquisa na internet ,conhecemos as diferentes plantas no pátio escolar e especificamente a folha de santa Barbara qual seria umas das célula que iríamos ver através do microscópio .O estudos das células são complexas ate vejamos sua formação pelo microscópio
Nesta visualização os alunos perceberam de imediato que a coloração esta diferentes das pesquisa feitas ,a profª Elaine explica que a cebola que usamos era da cor branca ,temos a cebola roxa ,daí a explica para a célula de cor diferente ,interessante foi a diferença das cores citadas por eles.
A professora Elaine explica e estrutura das células,aproveita para direcionar sua explicação ,instigando os alunos para saber sobre o conhecimento prévio ,e assim implementando a aula. Todos os alunos visualizam as células da cebola ,folha Espada de São Jorge ,e dos lactosbasilios
Visualizando as celulas |
Professora Rose |
Exercitar a prática da pintura;
Estratégias e recursos da aula
Atividades Nº 03 – Pintar a bandeira do Brasil e montar o Mural de Sete de Setembro.
· Prepare as mesas da sala de aula, forrando-as com jornal;
· Disponibilize tinta guache nas cores primárias, pratos descartáveis de isopor, vasilhas com água e papel toalha;
· Apresente o material e convide seus alunos a realizarem a pintura;
· Realize um ditado com o grupo, no sentido de registro de cada cor citada:
Há tempos os programas oficiais e manuais pedagógicos já incorporam a noção de letramento. Contudo, o ensino de língua ainda não conseguiu aplicá-la completamente no cotidiano das salas de aula. Dessa forma, não se pode dizer que a escola realmente consiga garantir competências e habilidades para a leitura de textos verbais e não-verbais.As justificativas para esse recorte lastreiam-se em duas razões básicas: 1) promover uma educação do olhar pelo contato com objetos estéticos; 2) aumentar as probabilidades de alcance da zona de desenvolvimento proximal, já que, na imagem, certos conceitos tornam-se mais concretos que no texto verbal. O texto – objeto de leitura – precisa ser ampliado para abarcar também a imagem. Considerando que um dos objetivos é enriquecer o universo cultural dos alunos, a escolha de imagens altamente valorizadas soa mais coerente que a decisão de trabalhar com charges, publicidade e quadrinhos. Outra questão importante diz respeito às temáticas exploradas.
A proposta de ensino da Arte tem como função levar o aluno à apropriação do conhecimento estético, contextualizando-o, produzindo novas maneiras de ver e sentir a arte presente no seu entorno e no mundo utilizando as diferentes linguagens artísticas.
Divulgação dos trabalhos em mural .
Notei com estes trabalhos estou ganhando a confiança dos alunos e um maior respeito ,considerando que esta turma eram alunos difíceis , não davam espaços para os avanços , eles eram travados não participavam ,não expunham suas idéias ,simplesmente copistas ,muitos agressivos entre eles.Eles tinham o habito de se comportarem /ou realizar as atividades nos dias de educação física ,com medo de que eu não os deixassem jogar bola.Mas em nenhum momento tirei a educação física ou a aula de informática ,aos poucos fui elaborando atividades em grupo, pesquisas, reconto de historinha , contar uma noticia , jogo de futebol , eles são fanáticos por futebol .falam de seus times e para acompanhar eles tive ser torcedora de um time e aprender sobre futebol.Os desafios são muitos mas eu enquanto educadora procurei não esquecer que eles são crianças , construindo seu conhecimento e aprendi a dar começo em uma atividades nova/conteúdo partindo de algo que eles gostam que seja contextualizado.Não esquecer que muitas das crianças que estão em salas vem de famílias sem estrutura ,sem carinho,pobreza em todos os sentidos ,procuro sempre fazer um café da manhã com eles e conversamos ,conhecermos .
Este trabalhos são elaborados por mim ,professora do 5º ano matutino na Escola Estadual 19 de Maio .
Profª Rose Calazans
Nenhum comentário:
Postar um comentário