sexta-feira, 27 de julho de 2012

Divulgação dos Trabalhos Pedagógicos

http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=12558&parent=0
Site de divulgação do Plano de Trabalho "Ciclo da Água"
·         Sub-seção

sexta-feira, 13 de julho de 2012
Escola de Alta Floresta desenvolve projeto sobre Ciclo da Água

O projeto pedagógico ‘Ciclo da Água’ desenvolvido pelos estudantes da 3ª fase do 2º Ciclo de Formação Humana da Escola Estadual 19 de Maio, da cidade de Alta Floresta (a 800 km de Cuiabá), vem possibilitando a reflexão  sobre  práticas cotidianas relacionadas ao meio ambiente.
Para que pudessem compreender e respeitar o ciclo da água e os prejuízos causados com a interferência do homem, um terrario foi montado no pátio da escola para que os alunos pudessem observar o crescimento de plantas e a cadeia alimentar sem a interferência ou manipulação do homem.  Sob a coordenação da professora Rose Mary Fernandes Calazans a atividade motivou o debate sobre sustentabilidade,  além de figurar com um instrumento de iniciação à pesquisa. A atividade originou outras ações pedagógicas como a elaboração de uma horta em que os recipiente são oriundos de materiais reciclados e de um livro sobre alimentação mais saudável.
A professora pontua que desde 2011, atividades que promovam a avaliação crítica sobre consumo e os impactos do homem no meio ambiente permeiam o currículo.  Com  a instalação do terrario, os alunos de todas as séries podem compartilhar da experiência e atuar como guardiões do projeto por entender que as práticas escolares pertencem a todo o coletivo indistintamente.
EE 19 de Maio / Alta Floresta-MT
Escola de Alta Floresta desenvolve projeto sobre Ciclo da Água
“Sendo a água um recurso natural e indispensável para a vida tanto dos animais como dos vegetais, temos que ter muito cuidado ao interferir na natureza para não causar prejuízos que muitas vezes são incorrigíveis. Para compreendermos o Ciclo da Água elaboramos um terrario para acompanhar as mudanças do clima durante o dia e a noite e todo processo realizado”, explica a professora. 
A experiência foi realizada ao longo de quatro semanas e para que pudessem observar a cadeia alimentar e a resistência dos animais,  três grilos foram deixados no terrario.  Ao longo das semanas, os alunos do projeto realizaram a descrição dos acontecimentos por meio de um cartaz, deixado ao lado da experiência e de fácil assimilação.
Dessa prática educativa, nasceu a ideia de cultivar uma horta pedagógica com emprego de materiais recicláveis, como garrafas plásticas e caixas de leite de massas de bolo como recipientes para as mudas. “Para essa atividade debatemos sobre o consumo consciente a destinação dos resíduos. Nessa semana a merenda escolar serviu o alface cultivado com essa prática”, comemora a professora.  Ela frisa que em breve o projeto será incrementado, com o cultivo de plantas medicinais.Como a alimentação integrou os debates promovidos pelas práticas ambientais, o projeto ‘Além da Imaginação’ foi implantado e deu origem a um livro em que os estudantes descreveram os valores nutricionais de 26 frutas. “É muito importante dizer que as atividades acabam envolvendo a todos os alunos e profissionais da escola que compartilham o conhecimento e auxiliam na promoção das atividades”.
 PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT




quarta-feira, 11 de julho de 2012

PROJETO DE LEITURA "VIAJANDO NA IMAGINAÇÃO"


                                   


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA DE GESTÃO EDUCACIONAL
ESCOLA ESTADUAL”19 DE MAIO”
CRIAÇÃO:Nº3371/93-AUTORIZAÇÃO:RESOLUÇÃO Nº 157/97
ENDEREÇO:RUA SÃO JUDAS TADEU Nº 349-ALTA FLORESTA –MT
CEP:78580-000-FONE:66-3521-2094
CNPJ:01.347.955/0001-82


 
Projeto de Leitura “Viajando na Imaginação”
Projeto de Ensino- 5º ano “A” e “B”


                                                    Responsáveis: Prof. Rose Calazans
                                                    Prof. Rita de Cássia B. dos Santos


                                                    Equipe  Gestora:

                                                         Gestora Escolar: Divaneia Andrade Malcher Joaquim

                                                    Coordenador : Thiago Ramos Pereira


                                                                                                  Abril de 2012


    
 Projeto de Leitura “Viajando na Imaginação”

1-Problematizarão:
Há mais de vinte e cinco anos atuando na educação em diversa função, sempre me incomodaram as queixas dos pais, dos próprios professores e dos alunos em relação a leitura e escrita dos alunos do Ensino  Fundamental e do  Ensino Médio.  Com  a pedagogia de Projetos ,comecei a perceber que a maioria das atividades elaboradas nas aulas eram inconsistente, por não se ter uma sequencia no plano de ação.O que afasta o aluno da leitura e da  escrita, que acaba não adquirindo habilidade lingüística suficiente para ser um razoável leitor e produtor de texto.Quero pontuar ainda que as crianças quando provocada para desenvolver textos de diferentes gêneros,sempre perguntam quantas linhas professora?

2-Objetivo Geral :
  •   Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que os alunos possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.

3-Objetivos Específicos:


  • Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
  • Familiarizá-las com as histórias.
  •  Criar outras versões para as histórias já conhecidas.
  • Compreender o processo da escrita da história, bem como criar outros finais para as mesmas.
  • Ampliar o repertório de histórias que as crianças conhecem.

4-Metodologia

Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso. Para darmos inícios ao projeto de leitura visitamos a Biblioteca Buriti, selecionamos alguns escritores,que são: Ana Maria Machado, Vinicius de Moraes,Monteiro Lobato,Robson Rocha,Cecília Meireles ,após varias leitura a Escritora Selecionada foi “Ana Maria Machado”
 O que incentiva a leitura por prazer – como uma atividade permanente na rotina das escolas, além de outras ações culturais de fomento à leitura

  •   Participação em situação de conto e leitura de histórias.
  •   Observação e manuseio de livros
  •   Escuta atenta e interessada de histórias.
  •    Produzir pequenos textos com diálogos.
  •    Aprender a ouvir.
  •   Melhorar o desempenho da escrita ortográfica.
  •   Produzir versões e finais diferentes para as histórias lidas.
  •  Confecção de um livro com as versões criadas pelos alunos.
  •   Melhorar o vocabulário.
  •   Desenvolver o raciocínio lógico matemático.
  •  Desenvolver a oralidade.
  •  Desenvolver o gosto pela leitura.
  • Utilizar a arte cênica como recurso para viajar no mundo do imaginário.

5-Justificativa:

O ato da leitura é, inquestionavelmente, o principal canal de aprendizagem no ambiente escolar. Por mais que se discuta, reflita, debata, escreva, sempre as referências partem do universo dos livros.  Este  projeto foi elaborado para desenvolver varias atividades de escrita e leitura Nosso ponto de partida foi usando contos históricos,uma vez que as  histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significado. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
 Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura.
Então coletivamente com os alunos elaboramos o Projeto de Ensino,que nos possibilitará construir diversas de atividades, que consiste em compreender a mensagem deixada nos livros de historias, onde podemos identificar na leitura abordada, o problema colocado pelo autor na escrita através de seus livros. Trata-se de identificar o caminho seguido pelo raciocínio do autor entre ideias principais e secundárias. E o aluno como leitor deve exercer uma atitude crítica com relação às posições do autor, verificando a coerência da argumentação, originalidade do tratamento do problema, profundidade da análise, alcance das conclusões do autor e suas consequências.
 
6-Cronograma
Data
Ação
Responsáveis
09/02/2012
Visita na Biblioteca para escolha do (a) escritora para trabalhar no projeto
Bibliotecária, Professora e alunos
10/02/2012
Leituras dos Textos selecionados e escolha da Escritora Ana Maria Machado.
Alunos e Professora
24/02/2012
Escrever carta coletiva para Escritora Ana Maria Machado.
Alunos e Professora
27/02 a 29/02/2012
Pesquisar endereço para enviar a Carta a Escritora Ana Maria Machado
Articuladora Prof.Giselle, Paula-Informática, Prof.ª Maria José, Prof. Rose
02/03/2012
Visita na Sala de Informática para ouvir varia historias para trabalhar com
 Apresentação teatral.
Paula –Tec. Informática
Alunos e Professora.

05/03/2012


Livro Escolhido Dona Baratinha - Recontado Por Ana Maria Machado.
Turma
06/03/2012
Postagem da Carta para Escritora
Professora
11/04/2012
Recebimento de Material da Escritora Ana Maria Machado
Turma e Professora
16/04/2012
Apresentação do Teatro Dona Baratinha, na reunião dos Pais
Equipe Gestora e Turma

18/04/2012


Apresentação do Teatro Dona Baratinha
Alunos, Professora,
19/04/2012
Registros para arquivo do projeto
TI-Paula e Professora
16/04/2012 a 18/12/2012
Sacola Viajante
Franciele-Bibliotecária, Equipe Gestora, Professora e alunos
12/12/2012


Confecção do livro
Manhã cultural com autógrafos
Equipe Gestora, Articuladora Giselle, Turma, Professora

 
7-Bibliografia

 Livro Dona Baratinha–Recontado por Ana Maria Machado –Ana Maria Machado.
Visita no site pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Maria_Machado.10/02/2012,13:00h

Visita no site www.anamariamachado.com/ dia 13/04/2012,as 10:00hs

Livro - Pedagogia dos Projetos - Etapas, Papéis e Atores - Nilbo Ribeiro Nogueira

 7-Colaboradores:

Articuladora Professora Giselle Pupim Jorge Back
Técnica de Informática: Paula Alves
Coordenadora do Projeto Radio na Escola: Sonia Lorenzetti
Professor José Leles
Professor Luiz Carlos Noronha

ANEXOS:     



                        Resposta da carta coletiva a Escritora Ana Maria Machado.

                                 Leitura de Cordel e Escrita .Xilogravura

 


  
                           Sacola Viajante”Dona Baratinha”
   


                  Mural de produção escrita ,sobre os livros lidos da Escritora Ana M.Machado.

  



Aprsentação da Turma "Dona Baratinha"





terça-feira, 10 de julho de 2012

Horta Reciclada- Ciclo da Água


Escola Estadual 19 de Maio
Turma do 5º ano
Prof. Rose Mary Fernandes Calazans
Relatório Projeto  Ciclos da Água

O ciclo da água é de fundamental importância para a manutenção dos seres vivos na Terra.
Sendo a água um recurso natural e indispensável para a vida tanto dos animais como dos vegetais, temos que ter muito cuidado ao interferir na natureza para não causar prejuízos que muitas vezes são incorrigíveis. Um ato cometido erroneamente é o suficiente para o desequilíbrio ambiental que provocaria uma grande alteração ou até mesmo a destruição do ciclo da água.Para compreendermos o Ciclo da Água ,elaboramos um Terrario ,para acompanhar  as mudanças do clima durante o dia e a noite e todo processo realizado.
As atividades aconteceram entre os dias 03/05/2012 a 01/06/2012. De acordo com o objetivos do planejamento:
 a) Reconhecer que a água é um recurso natural e indispensável para a manutenção da vida sobre a Terra.
b) Identificar as graves conseqüências para todos os seres da Terra se a água começar a faltar.
c) Perceber a importância da intervenção do homem na natureza que pode ser de grande ajuda ou de grande prejuízo para a natureza.
Durante as 4 semanas observamos o crescimento das plantas no Terrario e a resistência dos insetos que estavam dentro. Os alunos colocaram um grilo grande da cor marrom e mais 2 grilos pequenos da cor verde, algumas minhocas.Elaboramos um cartaz maior para registrar os acontecimentos e o colamos próximo ao Terrario.Logo no segundo dia o grilo maior o qual demos o nome de Dissonossauro por se o maior e destruidor, ele matou os insetos menores e comeu toda cebolinhas e algumas outras plantas .o grilo sobreviveu ate o dia 25/05 (24dias). A morte do grilo fez com a turma estendesse a importância do habitat natural  onde o ciclo da vida tem seu curso ,que o homem não teve fazer interferência e respeitar para não provocar danos.Durante o trabalho de observação surgiu a idéia de fazer uma horta  reciclacada. Organizamos -nos com os matérias: utilizamos garrafa peti, tampas de alimentos descartáveis,entre outros.As plantas foram alface, cebolinha, salsinha, almeirão, couve, desta plantas a que mais demorou para nascer foi a salsinha.
As considerações finais relatado pela turma foram que:
·         Apos a montagem do terrario, lacrado pelo papel filme, não houve mais interferência humana.
·         Houve maior interesse na temática  ambiental.
·         Incentivar novos hábitos ecologicamente corretos.
·         Oportunizou a turma no acompanhamento dos crescimentos das  plantas.
·         Rotina de trabalho.
·         Responsabilidade de plantar e cuidar.
·         Escrever registro coletivos.
·         Prazer de ver o  resultado do trabalho.
Acrescento que este trabalho foi de suma importância e tomou uma proporção maior do que o esperado, mas acredito que trabalhar com projetos e isso mesmo sempre aparece novos caminhos e entendimentos, com esta turma foi surpreendente pelos avanços, participação e pelo prazer que eles tinham em cuidar das plantinhas, e do terrario durante as 04 semanas os alunos se revezavam no recreio para evitar que alguma criança furasse o plástico de adesivo,tinham a obrigação de chegar pela manhã 30 minutos antes do sino para molhar as plantinhas, alguns alunos foram a noite também para acompanhar o processo do ciclo da água ,onde se notava visivelmente a o ciclo acontecendo.Com este trabalho  já iniciamos o Projeto Alimentação Saudável que ira acontecer no 2 º semestre.