SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA DE GESTÃO EDUCACIONAL
ESCOLA ESTADUAL”19 DE MAIO”
CRIAÇÃO:Nº3371/93-AUTORIZAÇÃO:RESOLUÇÃO
Nº 157/97
ENDEREÇO:RUA SÃO JUDAS TADEU Nº
349-ALTA FLORESTA –MT
CEP:78580-000-FONE:66-3521-2094
CNPJ:01.347.955/0001-82
Projeto
de Leitura “Viajando na Imaginação”
Projeto
de Ensino- 5º ano “A” e “B”
Responsáveis:
Prof. Rose Calazans
Prof. Rita de Cássia B. dos Santos
Equipe Gestora:
Gestora
Escolar: Divaneia Andrade Malcher Joaquim
Coordenador :
Thiago Ramos Pereira
Abril
de 2012
Projeto de
Leitura “Viajando na Imaginação”
1-Problematizarão:
Há mais de vinte e cinco
anos atuando na educação em diversa função, sempre me incomodaram as queixas
dos pais, dos próprios professores e dos alunos em relação a leitura e escrita dos
alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Com a pedagogia de Projetos
,comecei a perceber que a maioria das atividades elaboradas nas aulas eram
inconsistente, por não se ter uma sequencia no plano de ação.O que afasta o
aluno da leitura e da escrita, que acaba
não adquirindo habilidade lingüística suficiente para ser um razoável leitor e
produtor de texto.Quero pontuar ainda que as crianças quando provocada para
desenvolver textos de diferentes gêneros,sempre perguntam quantas linhas
professora?
2-Objetivo Geral :
- Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que os alunos possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
3-Objetivos Específicos:
- Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
- Familiarizá-las com as histórias.
- Criar outras versões para as histórias já conhecidas.
- Compreender o processo da escrita da história, bem como criar outros finais para as mesmas.
- Ampliar o repertório de histórias que as crianças conhecem.
4-Metodologia
Sabe-se que os professores são os
principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço
para isso. Para darmos inícios ao projeto de leitura visitamos a Biblioteca
Buriti, selecionamos alguns escritores,que são: Ana Maria Machado, Vinicius de
Moraes,Monteiro Lobato,Robson Rocha,Cecília Meireles ,após varias leitura a
Escritora Selecionada foi “Ana Maria Machado”
O que incentiva a leitura por prazer – como
uma atividade permanente na rotina das escolas, além de outras ações culturais
de fomento à leitura
- Participação em situação de conto e leitura de histórias.
- Observação e manuseio de livros
- Escuta atenta e interessada de histórias.
- Produzir pequenos textos com diálogos.
- Aprender a ouvir.
- Melhorar o desempenho da escrita ortográfica.
- Produzir versões e finais diferentes para as histórias lidas.
- Confecção de um livro com as versões criadas pelos alunos.
- Melhorar o vocabulário.
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático.
- Desenvolver a oralidade.
- Desenvolver o gosto pela leitura.
- Utilizar a arte cênica como recurso para viajar no mundo do imaginário.
5-Justificativa:
O
ato da leitura é, inquestionavelmente, o principal canal de aprendizagem no
ambiente escolar. Por mais que se discuta, reflita, debata, escreva, sempre as
referências partem do universo dos livros.
Este projeto foi elaborado para
desenvolver varias atividades de escrita e leitura Nosso ponto de partida foi
usando contos históricos,uma vez que as histórias estão presentes em nossa cultura há
muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significado. Está
relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento
da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a
leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a
democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante
favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu
repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os
textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de
conto e leitura.
Então coletivamente com
os alunos elaboramos o Projeto de Ensino,que nos possibilitará construir diversas
de atividades, que consiste em compreender a mensagem deixada nos livros de
historias, onde podemos identificar na leitura abordada, o problema colocado
pelo autor na escrita através de seus livros. Trata-se de identificar o caminho
seguido pelo raciocínio do autor entre ideias principais e secundárias. E o
aluno como leitor deve exercer uma atitude crítica com relação às posições do
autor, verificando a coerência da argumentação, originalidade do tratamento do
problema, profundidade da análise, alcance das conclusões do autor e suas
consequências.
6-Cronograma
Data
|
Ação
|
Responsáveis
|
09/02/2012
|
Visita
na Biblioteca para escolha do (a) escritora para trabalhar no projeto
|
Bibliotecária,
Professora e alunos
|
10/02/2012
|
Leituras
dos Textos selecionados e escolha da Escritora Ana Maria Machado.
|
Alunos
e Professora
|
24/02/2012
|
Escrever
carta coletiva para Escritora Ana Maria Machado.
|
Alunos
e Professora
|
27/02 a
29/02/2012
|
Pesquisar
endereço para enviar a Carta a Escritora Ana Maria Machado
|
Articuladora
Prof.Giselle, Paula-Informática, Prof.ª Maria José, Prof. Rose
|
02/03/2012
|
Visita
na Sala de Informática para ouvir varia historias para trabalhar com
Apresentação teatral.
|
Paula
–Tec. Informática
Alunos
e Professora.
|
05/03/2012
|
Livro
Escolhido Dona Baratinha - Recontado Por Ana Maria Machado.
|
Turma
|
06/03/2012
|
Postagem
da Carta para Escritora
|
Professora
|
11/04/2012
|
Recebimento
de Material da Escritora Ana Maria Machado
|
Turma e
Professora
|
16/04/2012
|
Apresentação
do Teatro Dona Baratinha, na reunião dos Pais
|
Equipe
Gestora e Turma
|
18/04/2012
|
Apresentação
do Teatro Dona Baratinha
|
Alunos,
Professora,
|
19/04/2012
|
Registros
para arquivo do projeto
|
TI-Paula
e Professora
|
16/04/2012
a 18/12/2012
|
Sacola
Viajante
|
Franciele-Bibliotecária,
Equipe Gestora, Professora e alunos
|
12/12/2012
|
Confecção
do livro
Manhã
cultural com autógrafos
|
Equipe Gestora,
Articuladora Giselle, Turma, Professora
|
7-Bibliografia
Livro Dona Baratinha–Recontado por Ana Maria
Machado –Ana Maria Machado.
Visita no site pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Maria_Machado.10/02/2012,13:00h
Visita no site www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=1,05/03/2012,
as 19:00h
Visita no
site www.anamariamachado.com/
dia 13/04/2012,as 10:00hs
Livro - Pedagogia dos Projetos - Etapas, Papéis e Atores - Nilbo Ribeiro Nogueira
7-Colaboradores:
Articuladora Professora Giselle Pupim
Jorge Back
Técnica de Informática: Paula Alves
Coordenadora do Projeto Radio na
Escola: Sonia Lorenzetti
Professor José Leles
Professor Luiz Carlos Noronha
Resposta
da carta coletiva a Escritora Ana Maria Machado.
Leitura de Cordel e Escrita .Xilogravura
Sacola
Viajante”Dona Baratinha”
Mural
de produção escrita ,sobre os livros lidos da Escritora Ana M.Machado.
Aprsentação da Turma "Dona Baratinha"
Nenhum comentário:
Postar um comentário