quarta-feira, 11 de julho de 2012

PROJETO DE LEITURA "VIAJANDO NA IMAGINAÇÃO"


                                   


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA DE GESTÃO EDUCACIONAL
ESCOLA ESTADUAL”19 DE MAIO”
CRIAÇÃO:Nº3371/93-AUTORIZAÇÃO:RESOLUÇÃO Nº 157/97
ENDEREÇO:RUA SÃO JUDAS TADEU Nº 349-ALTA FLORESTA –MT
CEP:78580-000-FONE:66-3521-2094
CNPJ:01.347.955/0001-82


 
Projeto de Leitura “Viajando na Imaginação”
Projeto de Ensino- 5º ano “A” e “B”


                                                    Responsáveis: Prof. Rose Calazans
                                                    Prof. Rita de Cássia B. dos Santos


                                                    Equipe  Gestora:

                                                         Gestora Escolar: Divaneia Andrade Malcher Joaquim

                                                    Coordenador : Thiago Ramos Pereira


                                                                                                  Abril de 2012


    
 Projeto de Leitura “Viajando na Imaginação”

1-Problematizarão:
Há mais de vinte e cinco anos atuando na educação em diversa função, sempre me incomodaram as queixas dos pais, dos próprios professores e dos alunos em relação a leitura e escrita dos alunos do Ensino  Fundamental e do  Ensino Médio.  Com  a pedagogia de Projetos ,comecei a perceber que a maioria das atividades elaboradas nas aulas eram inconsistente, por não se ter uma sequencia no plano de ação.O que afasta o aluno da leitura e da  escrita, que acaba não adquirindo habilidade lingüística suficiente para ser um razoável leitor e produtor de texto.Quero pontuar ainda que as crianças quando provocada para desenvolver textos de diferentes gêneros,sempre perguntam quantas linhas professora?

2-Objetivo Geral :
  •   Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que os alunos possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.

3-Objetivos Específicos:


  • Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
  • Familiarizá-las com as histórias.
  •  Criar outras versões para as histórias já conhecidas.
  • Compreender o processo da escrita da história, bem como criar outros finais para as mesmas.
  • Ampliar o repertório de histórias que as crianças conhecem.

4-Metodologia

Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso. Para darmos inícios ao projeto de leitura visitamos a Biblioteca Buriti, selecionamos alguns escritores,que são: Ana Maria Machado, Vinicius de Moraes,Monteiro Lobato,Robson Rocha,Cecília Meireles ,após varias leitura a Escritora Selecionada foi “Ana Maria Machado”
 O que incentiva a leitura por prazer – como uma atividade permanente na rotina das escolas, além de outras ações culturais de fomento à leitura

  •   Participação em situação de conto e leitura de histórias.
  •   Observação e manuseio de livros
  •   Escuta atenta e interessada de histórias.
  •    Produzir pequenos textos com diálogos.
  •    Aprender a ouvir.
  •   Melhorar o desempenho da escrita ortográfica.
  •   Produzir versões e finais diferentes para as histórias lidas.
  •  Confecção de um livro com as versões criadas pelos alunos.
  •   Melhorar o vocabulário.
  •   Desenvolver o raciocínio lógico matemático.
  •  Desenvolver a oralidade.
  •  Desenvolver o gosto pela leitura.
  • Utilizar a arte cênica como recurso para viajar no mundo do imaginário.

5-Justificativa:

O ato da leitura é, inquestionavelmente, o principal canal de aprendizagem no ambiente escolar. Por mais que se discuta, reflita, debata, escreva, sempre as referências partem do universo dos livros.  Este  projeto foi elaborado para desenvolver varias atividades de escrita e leitura Nosso ponto de partida foi usando contos históricos,uma vez que as  histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significado. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
 Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura.
Então coletivamente com os alunos elaboramos o Projeto de Ensino,que nos possibilitará construir diversas de atividades, que consiste em compreender a mensagem deixada nos livros de historias, onde podemos identificar na leitura abordada, o problema colocado pelo autor na escrita através de seus livros. Trata-se de identificar o caminho seguido pelo raciocínio do autor entre ideias principais e secundárias. E o aluno como leitor deve exercer uma atitude crítica com relação às posições do autor, verificando a coerência da argumentação, originalidade do tratamento do problema, profundidade da análise, alcance das conclusões do autor e suas consequências.
 
6-Cronograma
Data
Ação
Responsáveis
09/02/2012
Visita na Biblioteca para escolha do (a) escritora para trabalhar no projeto
Bibliotecária, Professora e alunos
10/02/2012
Leituras dos Textos selecionados e escolha da Escritora Ana Maria Machado.
Alunos e Professora
24/02/2012
Escrever carta coletiva para Escritora Ana Maria Machado.
Alunos e Professora
27/02 a 29/02/2012
Pesquisar endereço para enviar a Carta a Escritora Ana Maria Machado
Articuladora Prof.Giselle, Paula-Informática, Prof.ª Maria José, Prof. Rose
02/03/2012
Visita na Sala de Informática para ouvir varia historias para trabalhar com
 Apresentação teatral.
Paula –Tec. Informática
Alunos e Professora.

05/03/2012


Livro Escolhido Dona Baratinha - Recontado Por Ana Maria Machado.
Turma
06/03/2012
Postagem da Carta para Escritora
Professora
11/04/2012
Recebimento de Material da Escritora Ana Maria Machado
Turma e Professora
16/04/2012
Apresentação do Teatro Dona Baratinha, na reunião dos Pais
Equipe Gestora e Turma

18/04/2012


Apresentação do Teatro Dona Baratinha
Alunos, Professora,
19/04/2012
Registros para arquivo do projeto
TI-Paula e Professora
16/04/2012 a 18/12/2012
Sacola Viajante
Franciele-Bibliotecária, Equipe Gestora, Professora e alunos
12/12/2012


Confecção do livro
Manhã cultural com autógrafos
Equipe Gestora, Articuladora Giselle, Turma, Professora

 
7-Bibliografia

 Livro Dona Baratinha–Recontado por Ana Maria Machado –Ana Maria Machado.
Visita no site pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Maria_Machado.10/02/2012,13:00h

Visita no site www.anamariamachado.com/ dia 13/04/2012,as 10:00hs

Livro - Pedagogia dos Projetos - Etapas, Papéis e Atores - Nilbo Ribeiro Nogueira

 7-Colaboradores:

Articuladora Professora Giselle Pupim Jorge Back
Técnica de Informática: Paula Alves
Coordenadora do Projeto Radio na Escola: Sonia Lorenzetti
Professor José Leles
Professor Luiz Carlos Noronha

ANEXOS:     



                        Resposta da carta coletiva a Escritora Ana Maria Machado.

                                 Leitura de Cordel e Escrita .Xilogravura

 


  
                           Sacola Viajante”Dona Baratinha”
   


                  Mural de produção escrita ,sobre os livros lidos da Escritora Ana M.Machado.

  



Aprsentação da Turma "Dona Baratinha"





Nenhum comentário:

Postar um comentário