Escola Estadual 19 de Maio
Turma do 5º ano
Prof. Rose Mary Fernandes Calazans
Relatório Projeto
Ciclos da Água
O ciclo da água é de fundamental importância para a
manutenção dos seres vivos na Terra.
Sendo a água um recurso natural e indispensável
para a vida tanto dos animais como dos vegetais, temos que ter muito cuidado ao
interferir na natureza para não causar prejuízos que muitas vezes são
incorrigíveis. Um ato cometido erroneamente é o suficiente para o desequilíbrio
ambiental que provocaria uma grande alteração ou até mesmo a destruição do
ciclo da água.Para compreendermos o Ciclo da Água ,elaboramos um
Terrario ,para acompanhar as mudanças do
clima durante o dia e a noite e todo processo realizado.
As atividades aconteceram
entre os dias 03/05/2012 a 01/06/2012. De acordo com o objetivos do
planejamento:
a) Reconhecer que a água é um recurso
natural e indispensável para a manutenção da vida sobre a Terra.
b) Identificar as graves conseqüências para todos
os seres da Terra se a água começar a faltar.
c) Perceber a importância da intervenção do homem
na natureza que pode ser de grande ajuda ou de grande prejuízo para a natureza.
Durante as 4 semanas observamos o crescimento das
plantas no Terrario e a resistência dos insetos que estavam dentro. Os alunos
colocaram um grilo grande da cor marrom e mais 2 grilos pequenos da cor verde,
algumas minhocas.Elaboramos um cartaz maior para registrar os acontecimentos e
o colamos próximo ao Terrario.Logo no segundo dia o grilo maior o qual demos o
nome de Dissonossauro por se o maior e destruidor, ele matou os insetos menores
e comeu toda cebolinhas e algumas outras plantas .o grilo sobreviveu ate o dia
25/05 (24dias). A morte do grilo fez com a turma estendesse a importância do
habitat natural onde o ciclo da vida tem
seu curso ,que o homem não teve fazer interferência e respeitar para não
provocar danos.Durante o trabalho de observação surgiu a idéia de fazer uma
horta reciclacada. Organizamos -nos com
os matérias: utilizamos garrafa peti, tampas de alimentos descartáveis,entre
outros.As plantas foram alface, cebolinha, salsinha, almeirão, couve, desta
plantas a que mais demorou para nascer foi a salsinha.
As considerações finais relatado pela turma foram
que:
·
Apos a montagem do terrario, lacrado pelo papel
filme, não houve mais interferência humana.
·
Houve maior interesse na temática ambiental.
·
Incentivar novos hábitos ecologicamente corretos.
·
Oportunizou a turma no acompanhamento dos crescimentos
das plantas.
·
Rotina de trabalho.
·
Responsabilidade de plantar e cuidar.
·
Escrever registro coletivos.
·
Prazer de ver o
resultado do trabalho.
Acrescento que este trabalho foi de suma
importância e tomou uma proporção maior do que o esperado, mas acredito que
trabalhar com projetos e isso mesmo sempre aparece novos caminhos e entendimentos,
com esta turma foi surpreendente pelos avanços, participação e pelo prazer que
eles tinham em cuidar das plantinhas, e do terrario durante as 04 semanas os
alunos se revezavam no recreio para evitar que alguma criança furasse o
plástico de adesivo,tinham a obrigação de chegar pela manhã 30 minutos antes do
sino para molhar as plantinhas, alguns alunos foram a noite também para
acompanhar o processo do ciclo da água ,onde se notava visivelmente a o ciclo
acontecendo.Com este trabalho já
iniciamos o Projeto Alimentação Saudável que ira acontecer no 2 º semestre.
Vou Hackear esse site!!!!!!!!:D kkkkkkkk JP
ResponderExcluirTo brincando kkkkk :D
ResponderExcluirOOOOO Jeferson ta ali na foto com a Profa (ele é meu Melhor amigo):D
ResponderExcluirRafael você é planta apareceu junto com a horta HUMMMMMM!!!
ResponderExcluir