terça-feira, 10 de julho de 2012

Horta Reciclada- Ciclo da Água


Escola Estadual 19 de Maio
Turma do 5º ano
Prof. Rose Mary Fernandes Calazans
Relatório Projeto  Ciclos da Água

O ciclo da água é de fundamental importância para a manutenção dos seres vivos na Terra.
Sendo a água um recurso natural e indispensável para a vida tanto dos animais como dos vegetais, temos que ter muito cuidado ao interferir na natureza para não causar prejuízos que muitas vezes são incorrigíveis. Um ato cometido erroneamente é o suficiente para o desequilíbrio ambiental que provocaria uma grande alteração ou até mesmo a destruição do ciclo da água.Para compreendermos o Ciclo da Água ,elaboramos um Terrario ,para acompanhar  as mudanças do clima durante o dia e a noite e todo processo realizado.
As atividades aconteceram entre os dias 03/05/2012 a 01/06/2012. De acordo com o objetivos do planejamento:
 a) Reconhecer que a água é um recurso natural e indispensável para a manutenção da vida sobre a Terra.
b) Identificar as graves conseqüências para todos os seres da Terra se a água começar a faltar.
c) Perceber a importância da intervenção do homem na natureza que pode ser de grande ajuda ou de grande prejuízo para a natureza.
Durante as 4 semanas observamos o crescimento das plantas no Terrario e a resistência dos insetos que estavam dentro. Os alunos colocaram um grilo grande da cor marrom e mais 2 grilos pequenos da cor verde, algumas minhocas.Elaboramos um cartaz maior para registrar os acontecimentos e o colamos próximo ao Terrario.Logo no segundo dia o grilo maior o qual demos o nome de Dissonossauro por se o maior e destruidor, ele matou os insetos menores e comeu toda cebolinhas e algumas outras plantas .o grilo sobreviveu ate o dia 25/05 (24dias). A morte do grilo fez com a turma estendesse a importância do habitat natural  onde o ciclo da vida tem seu curso ,que o homem não teve fazer interferência e respeitar para não provocar danos.Durante o trabalho de observação surgiu a idéia de fazer uma horta  reciclacada. Organizamos -nos com os matérias: utilizamos garrafa peti, tampas de alimentos descartáveis,entre outros.As plantas foram alface, cebolinha, salsinha, almeirão, couve, desta plantas a que mais demorou para nascer foi a salsinha.
As considerações finais relatado pela turma foram que:
·         Apos a montagem do terrario, lacrado pelo papel filme, não houve mais interferência humana.
·         Houve maior interesse na temática  ambiental.
·         Incentivar novos hábitos ecologicamente corretos.
·         Oportunizou a turma no acompanhamento dos crescimentos das  plantas.
·         Rotina de trabalho.
·         Responsabilidade de plantar e cuidar.
·         Escrever registro coletivos.
·         Prazer de ver o  resultado do trabalho.
Acrescento que este trabalho foi de suma importância e tomou uma proporção maior do que o esperado, mas acredito que trabalhar com projetos e isso mesmo sempre aparece novos caminhos e entendimentos, com esta turma foi surpreendente pelos avanços, participação e pelo prazer que eles tinham em cuidar das plantinhas, e do terrario durante as 04 semanas os alunos se revezavam no recreio para evitar que alguma criança furasse o plástico de adesivo,tinham a obrigação de chegar pela manhã 30 minutos antes do sino para molhar as plantinhas, alguns alunos foram a noite também para acompanhar o processo do ciclo da água ,onde se notava visivelmente a o ciclo acontecendo.Com este trabalho  já iniciamos o Projeto Alimentação Saudável que ira acontecer no 2 º semestre.















4 comentários: