sexta-feira, 27 de julho de 2012

Divulgação dos Trabalhos Pedagógicos

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Site de divulgação do Plano de Trabalho "Ciclo da Água"
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sexta-feira, 13 de julho de 2012
Escola de Alta Floresta desenvolve projeto sobre Ciclo da Água

O projeto pedagógico ‘Ciclo da Água’ desenvolvido pelos estudantes da 3ª fase do 2º Ciclo de Formação Humana da Escola Estadual 19 de Maio, da cidade de Alta Floresta (a 800 km de Cuiabá), vem possibilitando a reflexão  sobre  práticas cotidianas relacionadas ao meio ambiente.
Para que pudessem compreender e respeitar o ciclo da água e os prejuízos causados com a interferência do homem, um terrario foi montado no pátio da escola para que os alunos pudessem observar o crescimento de plantas e a cadeia alimentar sem a interferência ou manipulação do homem.  Sob a coordenação da professora Rose Mary Fernandes Calazans a atividade motivou o debate sobre sustentabilidade,  além de figurar com um instrumento de iniciação à pesquisa. A atividade originou outras ações pedagógicas como a elaboração de uma horta em que os recipiente são oriundos de materiais reciclados e de um livro sobre alimentação mais saudável.
A professora pontua que desde 2011, atividades que promovam a avaliação crítica sobre consumo e os impactos do homem no meio ambiente permeiam o currículo.  Com  a instalação do terrario, os alunos de todas as séries podem compartilhar da experiência e atuar como guardiões do projeto por entender que as práticas escolares pertencem a todo o coletivo indistintamente.
EE 19 de Maio / Alta Floresta-MT
Escola de Alta Floresta desenvolve projeto sobre Ciclo da Água
“Sendo a água um recurso natural e indispensável para a vida tanto dos animais como dos vegetais, temos que ter muito cuidado ao interferir na natureza para não causar prejuízos que muitas vezes são incorrigíveis. Para compreendermos o Ciclo da Água elaboramos um terrario para acompanhar as mudanças do clima durante o dia e a noite e todo processo realizado”, explica a professora. 
A experiência foi realizada ao longo de quatro semanas e para que pudessem observar a cadeia alimentar e a resistência dos animais,  três grilos foram deixados no terrario.  Ao longo das semanas, os alunos do projeto realizaram a descrição dos acontecimentos por meio de um cartaz, deixado ao lado da experiência e de fácil assimilação.
Dessa prática educativa, nasceu a ideia de cultivar uma horta pedagógica com emprego de materiais recicláveis, como garrafas plásticas e caixas de leite de massas de bolo como recipientes para as mudas. “Para essa atividade debatemos sobre o consumo consciente a destinação dos resíduos. Nessa semana a merenda escolar serviu o alface cultivado com essa prática”, comemora a professora.  Ela frisa que em breve o projeto será incrementado, com o cultivo de plantas medicinais.Como a alimentação integrou os debates promovidos pelas práticas ambientais, o projeto ‘Além da Imaginação’ foi implantado e deu origem a um livro em que os estudantes descreveram os valores nutricionais de 26 frutas. “É muito importante dizer que as atividades acabam envolvendo a todos os alunos e profissionais da escola que compartilham o conhecimento e auxiliam na promoção das atividades”.
 PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT




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