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sexta-feira, 13 de julho de 2012
Escola de Alta Floresta desenvolve projeto sobre Ciclo da Água
O projeto pedagógico
‘Ciclo da Água’ desenvolvido pelos estudantes da 3ª fase do 2º Ciclo de
Formação Humana da Escola Estadual 19 de Maio, da cidade de Alta Floresta (a
800 km de Cuiabá), vem possibilitando a reflexão sobre práticas
cotidianas relacionadas ao meio ambiente.
Para que pudessem
compreender e respeitar o ciclo da água e os prejuízos causados com a
interferência do homem, um terrario foi montado no pátio da escola para que os
alunos pudessem observar o crescimento de plantas e a cadeia alimentar sem a
interferência ou manipulação do homem. Sob a coordenação da professora
Rose Mary Fernandes Calazans a atividade motivou o debate sobre
sustentabilidade, além de figurar com um instrumento de iniciação à
pesquisa. A atividade originou outras ações pedagógicas como a elaboração de
uma horta em que os recipiente são oriundos de materiais reciclados e de um
livro sobre alimentação mais saudável.
A professora pontua
que desde 2011, atividades que promovam a avaliação crítica sobre consumo e os
impactos do homem no meio ambiente permeiam o currículo. Com a
instalação do terrario, os alunos de todas as séries podem compartilhar da
experiência e atuar como guardiões do projeto por entender que as práticas
escolares pertencem a todo o coletivo indistintamente.
EE 19 de Maio / Alta Floresta-MT
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Escola de Alta Floresta desenvolve projeto sobre
Ciclo da Água
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“Sendo a água um
recurso natural e indispensável para a vida tanto dos animais como dos
vegetais, temos que ter muito cuidado ao interferir na natureza para não causar
prejuízos que muitas vezes são incorrigíveis. Para compreendermos o Ciclo da
Água elaboramos um terrario para acompanhar as mudanças do clima durante o dia
e a noite e todo processo realizado”, explica a professora.
A experiência foi
realizada ao longo de quatro semanas e para que pudessem observar a cadeia
alimentar e a resistência dos animais, três grilos foram deixados no
terrario. Ao longo das semanas, os alunos do projeto realizaram a
descrição dos acontecimentos por meio de um cartaz, deixado ao lado da
experiência e de fácil assimilação.
Dessa prática
educativa, nasceu a ideia de cultivar uma horta pedagógica com emprego de
materiais recicláveis, como garrafas plásticas e caixas de leite de massas de
bolo como recipientes para as mudas. “Para essa atividade debatemos sobre o
consumo consciente a destinação dos resíduos. Nessa semana a merenda escolar
serviu o alface cultivado com essa prática”, comemora a professora. Ela
frisa que em breve o projeto será incrementado, com o cultivo de plantas
medicinais.Como a alimentação integrou os debates promovidos pelas práticas
ambientais, o projeto ‘Além da Imaginação’ foi implantado e deu origem a um
livro em que os estudantes descreveram os valores nutricionais de 26 frutas. “É
muito importante dizer que as atividades acabam envolvendo a todos os alunos e
profissionais da escola que compartilham o conhecimento e auxiliam na promoção
das atividades”.
PATRÍCIA
NEVES
Assessoria/Seduc-MT
Assessoria/Seduc-MT
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