quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Natureza em Foco

 As Plantas Transpiram?




A respiração ocorre em todas as partes do vegetal, mas principalmente nas folhas, pois é nessa parte que há uma maior quantidade de estômatos, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas. Os vegetais realizam a respiração quando há ausência de luz. Quando a planta absorve água em excesso, ocorre o que chamamos de transpiração. Nesse processo, o excesso de água é liberado para o ambiente na forma de gotinhas de água que se transformam em vapor. Nas horas mais quentes do dia, o vegetal fecha seus estômatos para evitar que percam muita água para o ambiente e acabem desidratando. Para observar a transpiração das plantas fizemos  a seguinte experiência : com um saco plástico transparente, envolva um galho de uma planta ou de um arbusto. Feche a abertura do saco plástico com um barbante, somente no dia seguinte retiramos o plástico então pode ver as gotinhas de água (foto)                                                                   

Concluímos que alguns fatores podem  alterar transpiração das plantas.





Iluminação:  A transpiração está intensamente relacionada com a abertura dos estômatos. Como eles se abrem ao amanhecer, a taxa de transpiração também aumenta com o decorrer do dia, atingindo seu máximo no final da manhã ou início da tarde, diminuindo até ficar com uma taxa baixa, durante o período noturno, quando os estômatos estão fechados.
Umidade relativa do ar: Quando a umidade relativa do ar é baixa, a transpiração tende a aumentar por conta do gradiente de potencial de água formado. Porém esse fator aumenta com o aumento da temperatura, portanto, para medirmos a transpiração em relação à umidade do ar, precisamos levar em consideração a temperatura.
Temperatura: Em condições ideais de água, se a temperatura aumentar, pode-se observar um aumento na transpiração, pois a temperatura causa um efeito sobre o potencial de água. Porém se o ar estiver saturado de água e a folha tiver uma temperatura superior ao ambiente, a planta continua transpirando.
Água disponível no solo: Os estômatos normalmente se fecham quando há pouca água no solo, diminuindo a absorção e a transpiração, para evitar a desidratação.
Vento: O movimento do ar (vento) sobre a folha retira o vapor de água presente na superfície, promovendo o aumento da transpiração. Porém quando está ventando muito forte, os estômatos se fecham.( fonte de pesquisa internet)












Nenhum comentário:

Postar um comentário