Justificativa: A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada,
respeitada.As crianças passam a maior
parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social
proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.
Objetivos: Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse,
variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e
sociabilidade educativas Valorizar a criança-Evidenciar direitos e deveres da criança.
Atividades:
-Experimento da Massa Maluca;
-Ovo Pelado;
-Brincando no Parque e Fazendo Piquenique;
-Jogando FRIV- internet- Laboratório de Informática;
-Sendo Crianças- Roupas Coloridas e acessórias criativos;
-Fazendo Flor de Jujuba ( em consonância com o projeto Primavera);
-Degustando Gelatina e Fazendo cestinha de garrafa peti para colocar balas e doces.
Você
sabia que O Dia das Crianças
no Brasil foi "inventado" por um político? O deputado federal Galdino
do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças .Fonte: www.portaldafamilia.org.br/datas/criancas/origemdcriancas.
Dia Universal da Criança
Muitos países
comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das
Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa
data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças.
Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter
proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Carlos Manoel e Maickon. |
Poesias para crianças de Cecília Meireles
Criança Cabecinha boa de menino triste,
de menino triste que sofre sozinho,
que sozinho sofre, — e resiste,
Cabecinha boa de menino ausente,
que de sofrer tanto se fez pensativo,
e não sabe mais o que sente...
Cabecinha boa de menino mudo
que não teve nada, que não pediu nada,
pelo medo de perder tudo.
Cabecinha boa de menino santo
que do alto se inclina sobre a água do mundo
para mirar seu desencanto.
Para ver passar numa onda lenta e fria
a estrela perdida da felicidade
que soube que não possuiria.
Cecília Meireles, in 'Viagem'
que sozinho sofre, — e resiste,
Cabecinha boa de menino ausente,
que de sofrer tanto se fez pensativo,
e não sabe mais o que sente...
Cabecinha boa de menino mudo
que não teve nada, que não pediu nada,
pelo medo de perder tudo.
Cabecinha boa de menino santo
que do alto se inclina sobre a água do mundo
para mirar seu desencanto.
Para ver passar numa onda lenta e fria
a estrela perdida da felicidade
que soube que não possuiria.
Cecília Meireles, in 'Viagem'
www.citador.pt/poemas/crianca-cecilia-meireles
Uilian e Henrique |
Conheça os Direitos da
Criança(Fonte
Viva
a criança que existe em você!)
- Direito à
igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
- Direito à
proteção especial para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
- Direito a um
nome e a uma nacionalidade.
- Direito à
alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a
mãe.
- Direito à educação e a cuidados
especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
- Direito ao amor
e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
- Direito à
educação gratuita e ao lazer infantil.
- Direito a ser
socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
- Direito a ser
protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
- Direito a crescer dentro de um
espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Poxa! como e bom ver essas carinhas lindas cheias de sorrisos
alegres e amados.
As
atividades propostas para Dia das Crianças, foram pensados em momentos convivência com seus pares, respeito, solidariedade,
afetividade das relações estabelecidas
em toda a comunidade escolar - sem tensões competitivas, solidário,
participativo, colaborativo. Escolas assim definidas são contextos educacionais
capazes de ensinar todos, numa mesma turma.
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